Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/657059
Título: Caracterização ecofisiológica de linhagens de milho submetidas a baixa disponibilidade hídrica durante o florescimento.
Autoria: MAGALHAES, P. C.
SOUZA, T. C. de
ALBUQUERQUE, P. E. P. de
KARAM, D.
MAGALHAES, M. M.
CANTAO, F. R. de O.
Afiliação: PAULO CESAR MAGALHAES, CNPMS; THIAGO CORRÊA DE SOUZA, UFLA; PAULO EMILIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, CNPMS; DECIO KARAM, CNPMS; MARCELO MURAD MAGALHÃES, UFLA; FERNANDO RODRIGO DE OLIVEIRA CANTÃO, UFLA.
Ano de publicação: 2009
Referência: Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 8, n. 3, p. 223-232, 2009.
Conteúdo: O estudo de cultivares tolerantes a limitações hídricas é uma alternativa sustentável para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas globais. Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracterizar linhagens de milho contrastantes quanto a resistência a seca no estádio de florescimento, baseando-se nas trocas gasosas e fluorescência da clorofila, em casa-de-vegetação. Foram avaliadas três linhagens de milho, sendo duas tolerantes (L 31.2.1.2 e L 29.1.1) e uma sensível (L 2.3.2.1) a deficiência hídrica. No pré-florescimento, dois tratamentos hídricos, sem (SD) e com deficiência hídrica (CD), foram impostos, e após cinco dias de imposição do estresse, foram avaliadas a taxa de fotossíntese foliar (A), a condutância estomática (gs), a transpiração foliar (T), a eficiência intrínseca do uso da água (EIUA, A/gs), o teor relativo de clorofila (SPAD) e parâmetros da fluorescência da clorofila (Fv/Fm, Fo/FM, Fv/Fo). As linhagens tolerantes a seca apresentaram maior eficiência no uso da água em comparação com a linhagem sensível. A linhagem L 29.1.1 apresentou maior eficiência no fotossistema II (Fv/Fm) do que as linhagens L 2.3.2.1 e L 31.2.1.2. Pode-se concluir que existem diferenças ecofisiológicas nas trocas gasosas e na fluorescência da clorofila, que caracterizam as linhagens tolerantes à seca em relação às linhagens sensíveis. Os resultados desta pesquisa fornecerão subsídios para os melhoristas selecionarem material tolerante a seca.
Thesagro: Milho
Zea mays
Seca
Palavras-chave: Trocas gasosas
Fluorescência da clorofila
Digital Object Identifier: http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v8n3p223-232
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacaoecofisiologica.pdf674,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace