Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/659794
Título: Estudo de cultivares de milheto e do híbrido de sorgo-sudão sob pastejo rotativo para ovinos.
Autoria: RAPOSO, E.
RUGGIERI, A. C.
TAMELE, O. H.
MARTINS, B. M. P. R.
SANTOS, J. P. D.
OLIVEIRA, J. A. de
RODRIGUES, J. A. S.
Afiliação: ELISAMARA RAPOSO, UNESP-JABOTICABAL; ANA CLAUDIA RUGGIERI, UNESP-JABOTICABAL; OTILIA HENRIQUE TAMELE, UNESP-JABOTICABAL; BRUNA M. P. R. MARTINS, UNESP-JABOTICABAL; JOAO PEDRO DOMINGUES SANTOS, UNESP-JABOTICABAL; JOAO ADEMIR DE OLIVEIRA, UNESP-JABOTICABAL; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá: SBZ, 2009.
Conteúdo: O experimento, teve por objetivo avaliar a viabilidade da utilização de cultivares de milheto e híbridos de sorgo-sudão para pastejo de ovinos, sob o efeito de diferentes alturas de resíduo durante o período seco do ano. O experimento foi conduzido no Setor de Forragicultura da FCA V-Unesp/ Jaboticabal, SP, em área de 3056 m2 dividida em 24 parcelas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2x2, com três repetições. Os tratamentos consistiram em duas espécies forrageiras (milheto e híbrido de sorgo-sudão), dois cultivares de cada espécie (milhetos: BRS 1501 e CMS 01 e híbridos de sorgo-sudão 0677-06 e 0734-06), fornecidos pela EMBRAPA e duas alturas de resíduo pós-pastejo (15 e 30 cm). No pastejo, foram empregados ovinos das raças Santa Inês e Ile de France, que entraram nas parcelas quando as forrageiras atingiram 95% de índice de interceptação luminosa, e permaneceram nelas até que as mesmas átingissem as alturas de resíduo estipuladas. Antes da entrada dos animais foi retirada uma amostra de 0,75 m2, para determinação da massa seca total, avaliação das características estruturais das forrageiras. Os resultados foram submetidos à análise de variância processada pelo GLM do programa estatístico SAS e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Para as variáveis apresentadas neste trabalho as alturas de resíduo pós pastejo não influenciaram de forma significativa no desempenho das espécies e suas cultivares.
Palavras-chave: Altura de resíduo pós pastejo
Estrutura do pasto
Forrageiras anuais
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudocultivares.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace