Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660421
Título: Resposta funcional de Telenomus remus (Hymenoptera: Scelionidae) com diferentes densidades de ovos de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae).
Autoria: MOURAO, S. A.
CRUZ, I.
DUARTE, M. de O.
Afiliação: SHEILA ABREU MOURAO, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo; IVAN CRUZ, CNPMS; MARCELA DE OLIVEIRA DUARTE, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6., CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Agricultura familiar e camponesa experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável: anais. Curitiba: ABA: SOCLA, 2009.
Conteúdo: Estudou-se o efeito de diferentes densidades de ovos da lagarta Spodoptera frugiperda Smith sobre o parasitismo do parasitóide de ovos Telenomus remus Nixon. As densidades de 40,50,60,70 e 80 ovos, com até 24 horas de idade, foram submetidos ao parasitismo por fêmeas de T. remus, durante 24 horas. A relação linear crescente de adultos de T. remus emergidos e da razão sexual com o aumento da densidade de ovos da lagarta demonstrou resposta funcional (tipo I) e indica aspecto funcional na dinâmica parasitóide - presa em relação a densidade de presas e o número de presas atacadas. A percentagem de eclosão dos ovos parasitados (viabilidade) demonstrou resposta funcional sigmóide com maior percentagem de eclosão de T. remus na densidade de 60 ovos indicando ser a melhor densidade para utilização em cartelas ofertadas nas criações massais.
Thesagro: Controle Biológico
Milho
Palavras-chave: Parasitóide
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Respostafuncional.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace