Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660487
Título: Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto no mapeamento dos fluxos de energia e evapotranspiração de áreas irrigadas no triângulo mineiro.
Autoria: ANDRADE, R. G.
LIMA, E. de P.
SEDIYAMA, G. C.
DELGADO, R. C.
PEREIRA, S. B.
Afiliação: RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; EVALDO DE PAIVA LIMA, UFV; GILBERTO CHOHAKU SEDIYAMA, UFV; RAFAEL COLL DELGADO, UFV; SILVIO BUENO PEREIRA, UFGD.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 18., 2009, Campo Grande. Anais... Campo Grande: ABRH, 2009.
Páginas: 19 p.
Conteúdo: As técnicas de sensoriamento remoto vem se destacando nos últimos anos no mapeamento dos fluxos de energia e evapotranspiração (ET) em escala local, regional e global. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo mapear os fluxos de energia e a ET de áreas irrigadas no Triângulo Mineiro no dia 16 de agosto de 2008 por meio do Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL). O Reference Evapotranspiration Calculator (REF-ET) foi utilizado para calcular a evapotranspiração de referência, pelo método de Penman-Monteith FAO (PM-FAO), para comparar com o resultado obtido pelo SEBAL. A ET estimada pelo SEBAL variou de 0,00 a 8,98 mm/dia, com média de 3,25 mm/dia. O resultado encontrado pelo método de PM-FAO foi de 5,49 mm/dia, enquanto que o estimado pelo SEBAL, no pixel em que se encontra a estação meteorológica, foi de 4,34 mm/dia.
Thesagro: Evapotranspiração
Sensoriamento Remoto
Palavras-chave: Recursos hídricos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2660.pdf606,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace