Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/662161
Título: Performance de Ceratitis capitata Wiedemann (Diptera: Tephritidae) em frutos: comparação de duas populações criadas em laboratório.
Autoria: JOACHIM-BRAVO, I. S.
GUIMARÃES, A. N.
MAGALHÃES, T. C.
NASCIMENTO, A. S. do
Afiliação: Iara Sordi Joachim-Bravo, UFBA; Analice Nonato Guimarães, UFBA; Tatiane Cristina Magalhães, UFBA; ANTONIO SOUZA DO NASCIMENTO, CNPMF.
Ano de publicação: 2010
Referência: Neotropical Entomology, Londrina, v.39 n.1, p. 9-14, jan./fev. 2010.
Conteúdo: O manejo moderno de pragas envolve o desenvolvimento e aplicação de tecnologias, como o controle biológico e a técnica do inseto estéril (TIE) (Hendrichs et al 2002), que dependem do conhecimento das características biológicas e comportamentais da população-alvo. Sendo assim, o sucesso de tais programas de manejo está associado, entre outros fatores, à condução de estudos básicos sobre a biologia, demografia e comportamento da espécie de interesse. A moscado-mediterrâneo, Ceratitis capitata (Wiedemann), é uma das principais pragas da fruticultura mundial (Christenson & Foote 1960, Malavasi et al 1980). Programas de manejo e controle biológico são desenvolvidos em todo o mundo na tentativa de suprimir ou erradicar populações dessa espécie, devido aos prejuízos econômicos provocados por ela. A manutenção de criações de laboratório é importante tanto para estudos de biologia básica, quanto para o desenvolvimento de programas de controle de C.capitata. Para que a criação seja estabelecida é necessária a adaptação dos indivíduos selvagens às condições artificiais desse ambiente. Acriação de moscas-das-frutas por muitas gerações em laboratório pode causar alterações nocivas no seu comportamento (Leppla et al 1983, Economopoulos 1992, zoachim-Bravo & Zucoloto 1998). Geralmente, populações criadas em laboratório atingem a maturidade sexual mais rapidamente, apresentam maior taxa reprodutiva e redução na habilidade de vôo (Leppla et al 1983). Entre outros cuidados, a frequente introdução de indivíduos selvagens nas colônias mantidas em laboratório tem sido uma prática utilizada para a manutenção da variabilidade genética e para a diminuição dos efeitos nocivos causados pela criação artificial (Rull & Barreda-Landa 2007). O objetivo deste trabalho foi comparar o efeito da criação contínua em laboratório nos parâmetros biológicos e comportamentais de duas populações de C. capitata (com e sem introdução de indivíduos selvagens), quando criadas em dois hospedeiros distintos, frutos de mamão e laranja.
NAL Thesaurus: feeding behavior
laboratory rearing
Palavras-chave: Mosca da fruta
Moscamed
Fruit fly
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comparacao-de-duas-populacoes-criadas-em-laboratorio..pdf869,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace