Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/69619
Título: modelagem da dinâmica da matéria orgânica do solo em sistema integração lavoura-pecuária usando CQESTR.
Autoria: LEITE, L. F. C.
MADARI, B. E.
MACHADO, P. L. O. de A.
DORAISWAMY, P. C.
Afiliação: LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; BEATA EMOKE MADARI, CNPAF; PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, CNPAF; P. C. DORAISWAMY, USDA/ARS.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31., 2007, Gramado. Conquistas e desafios da ciência do solo brasileira: anais. Gramado: SBCS, 2007.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: O sistema Integração Lavoura-Pecuária tem sido considerado como alternativa para a melhoria da qualidade do solo especialmente para áreas do cerrado brasileiro. Para verificar o impacto, em médio e longo prazos, de sistemas de manejo sobre a dinâmica da matéria orgânica do solo, tem sido recomendado o uso de modelos de simulação. CQESTR é um modelo mecanístico, considerado simples, pois requer menor número de variáveis de entrada e tem sido calibrado e validado apenas para região temperada. Os objetivos deste estudo foram: a) comparar estoques de carbono medidos por meio de método analítico e simulados pelo modelo CQESTR e; b) avaliar o efeito do Sistema Integração Lavoura-Pecuária sobre a dinâmica da matéria orgânica do solo por meio do modelo CQESTR. A área em estudo, sob floresta nativa de cerrado até 1983, foi cultivada com soja em sistema convencional por 10 anos, até a instalação do experimento, em 1993. Os sistemas estudados foram: Integração Lavoura-Pecuária com rotação (soja-milho/braquiária) a cada 4 anos (ILP4); Integração Lavoura-Pecuária com rotação (sojamilho/braquiária) a cada 2 anos (ILP2); Plantio direto com rotação soja-milho (PD-SM); Integração Lavoura- Pecuária com rotação (arroz/braquiária) a cada 3 anos (ILP3) em plantio convencional; Plantio convencional sob cultivo do arroz (PC-A). Com exceção do sistema ILP3, CQESTR superestimou os estoques de carbono orgânico. No entanto as diferenças entre valores medidos e simulados foram pequenas, variando de 0,1 (PD-SM) a 15% (PC-A) o que demonstra o potencial do modelo em simular dinâmica da matéria orgânica em solo tropical. Os sistemas ILP4 e ILP2 apresentaram tendência para aumento dos estoques de carbono em médio e longo prazos e podem ser considerados estratégias de manejo para melhoria da qualidade do solo e seqüestro de carbono em áreas do cerrado brasileiro.
Thesagro: Cerrado
Modelo de Simulação
Palavras-chave: Seqüestro de carbono
Notas: 1 CD-ROM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
S-124-08.pdf317,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace