Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELOTTO, A. M.
dc.contributor.authorVERONKA, D. A.
dc.contributor.authorLAURA, V. A.
dc.date.accessioned2023-04-06T17:50:20Z-
dc.date.available2023-04-06T17:50:20Z-
dc.date.created2010-04-20
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., 2009, Luziânia. Diálogo e integração de saberes em sistemas agroflorestais para sociedades sustentáveis : anais. [Luziânia]: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais; [Brasília, DF]: EMATER-DF: Embrapa, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697110-
dc.descriptionSistemas agroflorestais (SAFs) são modalidades de utilizar a terra, combinando árvores, arbustos e palmeiras nos cultivos agrícolas e nas pastagens. Neste trabalho objetivou-se quantificar os efeitos do sombreamento natural na sobrevivência e no crescimento inicial de mudas de duas espécies florestais nativas em um sistema agroflorestal. Para isso foram plantadas três linhas (blocos), orientadas no sentido Norte-Sul, cada uma com 64 m de comprimento, divididas em quatro parcelas de 16 m (plantio de guandu), sendo cada parcela dividida em duas sub-parcelas (espécies florestais) com oito plantas cada. O feijão-guandu foi semeado em março de 2007, em sulcos paralelos à linha de plantio da espécie florestal, sempre a 1,0 m de distância da mesma. O delineamento utilizado foi o de parcelas subdivididas, sendo que o tratamento principal (parcelas) foi a influência do sombreamento natural e o secundário (sub-parcelas) as espécies arbóreas. Os tratamentos foram: a) Sombra bilateral; b) Sombra parcial; c) Poda e, d) testemunha. Plantou-se, nas sub-parcelas, mudas de guanandi (Calophyllum brasiliense) e ipê roxo (Tabebuia heptaphyla) das quais avaliou-se, 45 dias após o plantio, sobrevivência, diâmetro do colo e altura. Sombra bilateral e Sombra parcial forneceram os maiores valores de sobrevivência, para as duas espécies enquanto que Poda e Testemunha os maiores valores de altura e diâmetro do colo. Portanto, o sombreamento natural influenciou positivamente a sobrevivência das duas espécies e negativamente o crescimento do ipê roxo.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEfeito do sombreamento natural na sobrevivência e no crescimento inicial de duas espécies florestais nativas em um sistema agroflorestal.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgrossilvicultura
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroSombreamento
dc.description.notesTema 1: Desenho, implantação e manejo. 01 Tema 45.
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id697110
riaa.ainfo.lastupdate2023-04-06
dc.contributor.institutionAlex Marcel Melotto, UFMS; Darlan Alba Veronka, Estagiário Embrapa Gado de Corte; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Efeito-sombreamento-natural-2009.pdf60,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace