Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEIXOTO, M. G. C. D.
dc.contributor.authorPRAXEDES, W. A.
dc.contributor.authorPEREIRA, M. C.
dc.contributor.authorCARNEIRO, R. V.
dc.contributor.authorPIRES, M. de F. A.
dc.contributor.authorVERNEQUE, R. da S.
dc.date.accessioned2024-04-24T18:53:30Z-
dc.date.available2024-04-24T18:53:30Z-
dc.date.created2010-04-23
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: SBZ, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/697369-
dc.descriptionForam analisadas 4.761 informações de 2.500 vacas da raça Gir Leiteiro com o objetivo de determinar os fatores que interferem com o temperamento e verificar a associação do escore para temperamento (ET) com a produção de leite e a permanência do animal no rebanho. O ano e época de parto, e rebanho afetaram significativamente o ET, o que sugere que fatores ambientes, tais como temperatura, precipitação, umidade e manejo inerentes a cada período ou em cada rebanho podem influenciar o temperamento do animal. Os valores de ET podem alterar dependendo do indivíduo que avaliou os animais, possivelmente devido à subjetividade da metodologia. O coeficiente de regressão negativo da idade da vaca ao parto sobre o temperamento indica diminuição nos escores de temperamento com o avanço da idade da vaca. O temperamento influenciou significativamente (p<0,05) a produção de leite apenas à primeira das três lactações avaliadas, sugerindo que, em lactações subsequentes, as produções de leite das vacas que permanecem no rebanho não são afetadas pelo temperamento. Todos os efeitos analisados sobre o temperamento foram importantes e devem ser considerados ao se comparar animais para essa característica. O temperamento é uma variável importante para a produção de leite no início da vida produtiva da vaca. Boas práticas de manejo no rebanho e/ou descarte precoce de vacas bravas podem contribuir para a maior frequência de vacas mansas no rebanho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleFatores que influenciam o temperamento de vacas Gir Leiteiro e seu impacto sobre a produção de leite.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComportamento Animal
riaa.ainfo.id697369
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionMARIA GABRIELA CAMPOLINA D PEIXOTO, CNPGL; WANESSA APARECIDA PRAXEDES, FAPEMIG; MARCIO CINACHI PEREIRA, FAPEMIG; RACHEL VICCINI CARNEIRO, UNIPAC; MARIA DE FATIMA AVILA PIRES, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fatores-que-influenciam-o-temperamento-de-vacas-Gir-Leiteiro.pdf180,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace