Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, A. F.
dc.date.accessioned2017-12-21T23:21:13Z-
dc.date.available2017-12-21T23:21:13Z-
dc.date.created2010-05-04
dc.date.issued2009
dc.identifier.citation2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748799-
dc.descriptionDiante da intensa expansão do setor florestal brasileiro, alternativas que busquem a otimização da utilização dos recursos hídricos pelas espécies florestais são desejáveis, seja através do melhoramento genético, seja através da seleção de espécies mais adaptadas as condições climáticas predominantes. Esse trabalho teve como objetivos avaliar o crescimento, a alocação de biomassa e a eficiência de uso de água por mudas de quatro espécies florestais (Eucalyptus urograndis, Toona ciliata, Calophyllum brasiliense e Tabebuia impetiginosa) cultivadas em vasos mantidos em casa-de-vegetação localizada na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) Em relação ao eucalipto em especial, buscou-se elucidar as dúvidas quanto à utilização de água da espécie em relação às espécies nativas avaliadas. Mudas com aproximadamente 120 dias em tubetes com substrato orgânico foram avaliadas durante 120 dias após o transplante. C. brasiliense, T. impetiginosa e E. urograndis apresentaram os melhores desempenhos nos parâmetros avaliados. As duas primeiras espécies surgem como alternativas promissoras nos florestamentos com espécies nativas, porém sendo necessários mais estudos. Já E. urograndis confirmou o bom desempenho relatado em outros trabalhos. Contudo, todas as espécies não diferiram estatisticamente quanto à taxa de crescimento relativo, sendo que esta variável se mostrou fortemente relacionada à taxa de assimilação líquida. Com relação à eficiência de uso de água, T. ciliata foi a espécie mais eficiente, seguida por T. impetiginosa, C. brasiliense e E. urograndis respectivamente, estas últimas não diferindo estatisticamente, o que descaracteriza um maior consumo de água da espécie de eucalipto estudada no período avaliado. A alta eficiência de uso de água apresentada por T. ciliata faz da espécie promissora para regiões de baixa disponibilidade hídrica. Contudo, quanto maior o incremento de biomassa, menor a eficiência de uso de água.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEucalyptus urograndis
dc.titleCrescimento, alocação de biomassa e eficiência de uso de água por mudas de Eucalyptus urograndis, Tabebuia impetiginosa, Calophyllum brasiliense e Toona ciliata.
dc.typeTeses
dc.date.updated2018-01-15T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroEucaliptopt_BR
dc.subject.thesagroToona Ciliatapt_BR
dc.subject.thesagroTabebuia Impetiginosapt_BR
dc.subject.nalthesaurusCalophyllum brasiliensept_BR
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS. Orientador: Valdemir Antônio Laura. Parte do CD 122.
dc.format.extent262 p.
riaa.ainfo.id748799
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-15 -02:00:00
dc.contributor.institutionAnderson Fernandes Souza, UFMS.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
souza.pdf703,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace