Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFOGAÇA, F. H. S.
dc.contributor.authorLEGAT, J. F. A.
dc.date.accessioned2023-12-19T13:32:27Z-
dc.date.available2023-12-19T13:32:27Z-
dc.date.created2010-05-04
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE ANIMAIS, 1., 2009, Florianópolis. Anais... Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2009. p. 607-611.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748813-
dc.descriptionNo Brasil, a carcinicultura marinha é uma das atividades agroindustriais mais atrativas economicamente, concentrando 93% de sua produção no Nordeste. No entanto, durante o processamento do camarão, 50% do peso do animal resulta em subproduto (cefalotórax, segmentos abdominais e carapaças), descartado sem qualquer tipo de aproveitamento tecnológico. A utilização destes resíduos tem sido avaliada para obtenção de farinhas, substâncias farmacêuticas e alimentícias, silagens e fertilizantes. No entanto, não há padronização das técnicas utilizadas e o rendimento dos produtos obtidos ainda é pequeno. Desta forma, o objetivo do projeto é desenvolver técnicas de aproveitamento dos resíduos do processamento do camarão marinho (Litopenaeus vannamei) cultivado, a partir de metodologias simples. Para isso, foram elaboradas 11 formulações diferentes de silagens ácidas. A partir de ensaios prévios foi delineado um planejamento experimental, baseado na Metodologia da Superfície de Resposta, composto por duas variáveis independentes: adição de ácido acético (0,5 %, 1,0 % e 1,5 %) e de ácido fosfórico (0,5 %, 1,0 % e 1,5 %). As variáveis respostas foram tempo de estabilização e pH, diretamente correlacionadas com a qualidade final da silagem. A análise dos resultados preliminares mostrou que as quantidades de ácidos utilizados não foram suficientes para manter o pH das silagens abaixo de 5,0. Novas proporções deverão ser calculadas para garantir, através de uma formulação ótima, a qualidade e estabilidade da silagem.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAproveitamento
dc.titleEnsilagem de resíduos do beneficiamento do camarão marinho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCarcinicultura
dc.subject.thesagroSilagem
dc.description.notesPromoção:SBERA; SIGERA.
riaa.ainfo.id748813
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-19
dc.contributor.institutionFabíola Helena dos Santos Fogaça, Embrapa Meio-Norte; Jefferson Francisco Alves Legat, Embrapa Meio-Norte.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ensilagem.pdf129,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace