Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/811482
Título: Avaliação bioeconômica da suplementação de bezerros em sistema de produção orgânica no Pantanal dos Paiaguás: análise preliminar.
Autoria: ABREU, U. G. P. de
TOMICH, T. R.
FIGLIOLINI, H. J.
DOMINGOS, I. T.
Afiliação: Embrapa Pantana (Corumbá, MS); Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) (Campo Grande, MS); WWF-Brasil (Campo Grande, MS).
Ano de publicação: 2004
Referência: In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM).
Conteúdo: Utilizando-se o sistema de cocho privativo (creep feeding), foi efetuada a suplementação de bezerros orgânicos certificados durante 150 dias. O objetivo da suplementação foi o de melhorar o desempenho de bezerros pré-desmama e os índices reprodutivos das matrizes. O manejo foi realizado em duas invernadas intituladas Pirizal e Carandazal, típicas de fazendas da sub-região dos Paiaguás. A avaliação bioeconômica foi baseada nos 150 dias de suplementação. Os itens analisados em conjunto, como custos de suplementação, abrangeram os preços da ração por quilo (R$ 1,00); e o custo do frete por quilo (R$ 0,17). Os custos de trator; de mão-de-obra; de administração e de juros de capital foram analisados separadamente, para cada invernada.
NAL Thesaurus: Pantanal
Palavras-chave: Pecuária orgânica
Avaliação bioeconômica
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AVALIACAO-BIOECONOMICA-DA-SUPLEMENTACAO-DE-BEZERROS.PDF32,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace