Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/8198
Título: Planejamento ambiental das áreas não-alagáveis em torno das cidades de Corumbá e Ladário - MS.
Autoria: SILVA, J. dos S. V. da
POTT, A.
CARDOSO, E. L.
MORAES, A. S. de
SALIS, S. M. de
POTT, V. J.
MAURO, R. de A.
GALDINO, S.
Afiliação: JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; ARNILDO POTT, CPAP; EVALDO LUIS CARDOSO, CPAP; ANDRÉS S. DE MORAES, CPAP; SUZANA MARIA DE SALIS, CPAP; VALI J. POTT, CPAP; RODINEY DE ARRUDA MAURO, CPAP; SERGIO GALDINO, CPAP.
Ano de publicação: 2001
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 10., 2001, Foz do Iguaçu. Anais... São José dos Campos: Inpe, 2001.
Páginas: p. 1047-1055.
Conteúdo: O trabalho foi realizado no Maciço do Urucum e Adjacências, áreas não-alagáveis em torno das cidades Corumbá e Ladário, na borda oeste do Pantanal. O estudo utilizou imagens de satélite Landsat, levantamentos de campo e sistemas de informações geográficas (SIGs) para elaborar o diagnóstico dos meios físico, biótico e sócio-econômico, bem como a organização de um banco de dados georreferenciado, adotando uma filosofia de trabalho multi e interdisciplinar. A análise integrada das diferentes informações ambientais pelos diversos especialistas permitiu identificar as interrelações entre as várias disciplinas de modo a oferecer de forma sintética um retrato das diferentes nuances da paisagem com base nas vocações e susceptibilidades do ecossistema, culminando no zoneamento ambiental e consequentes diretrizes de um planejamento ambiental para a região. Isto é uma ferramenta importante para a conservação e gerenciamento ambiental, cuja correta aplicação se transformará em ganhos ambientais e sócio-econômicos. O diagnóstico trata dos temas de Geologia, Geomorfologia, Arqueologia, Climatologia, Recursos hídricos, Pedologia, Vegetação e uso da terra, fauna e sócio-economia, cuja análise integrada gerou mapas de aptidão agrícola das terras, potencial erosivo, unidades ambientais naturais, unidades ambientais sócio-econômicas e finalmente, as unidades de zoneamento ambiental. A consolidação encontra-se nas diretrizes de desenvolvimento, conservação, preservação e recuperação para a área avaliada. Todos os produtos especializados encontram-se em mapas temáticos na escala de 1:100.000 armazenados em (SIGs).
NAL Thesaurus: Pantanal
Geographic information systems
Palavras-chave: Áreas não-alagáveis
Planejamento ambiental
Corumbá
Ladário
Sistemas de informações geográficas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLPlanejamentoambientalSBSR2001.pdf47,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace