Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863069
Título: Parâmetros microbiológicos como indicadores de alterações decorrentes do manejo do solo.
Autoria: DALL'AGNOL, R. F.
SILVA, A. P. da
MATSUMOTO, L. S.
BABUJIA, L.
RIBEIRO, R. A.
FRANCHINI, J. C.
HUNGRIA, M.
Afiliação: REBECA FUZINATTO DALL'AGNOL, FUNAPE - Bolsista; ADRIANA PEREIRA DA SILVA, UEL - Doutoranda; LEOPOLDO SUSSUMU MATSUMOTO, UENP, Bandeirantes, PR.; LETÍCIA BABUJIA, UEM; RENAN AUGUSTO RIBEIRO, UEL - Doutorando; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa: SBCS, 2010. 4 p. Trab. 1070. 1 CD-ROM. FERTBIO 2010.
Conteúdo: As diferentes práticas agrícolas promovem alterações distintas na biomassa e na composição da comunidade microbiana do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana (CBM e NBM), bem como a caracterizar o perfil da comunidade bacteriana em resposta a diferentes sistemas de manejo do solo. A biomassa microbiana foi analisada na camada de 0- 10 cm. O experimento foi estabelecido no verão de 1997/98, com dois manejos de solo (PD e PC [com arado de disco no verão e grade pesada no inverno]) e três sistemas de rotação de culturas (R), incluindo as culturas de soja, milho, trigo, tremoço e aveia preta. O DNA total do solo foi amplificado para a região que codifica o gene 16S rRNA, utilizando os primers rD1 (5’- ccgaattcgtcgacaacAGAGTTTGATCCTGGCTCAG- 3’) e fD1 (3’- cccgggatccaagcttAAGGAGGTGATCCAGCC-5’) e F 5´- CGCCCGGGGCGCGCCCCGGGCGGGGCGGGG GCACGGGGGGAACGCGAAGAACCTC-3´ e R 5´-GCGTGTGTACAAGACCC-3´. Valores superiores de CBM e NBM foram encontrados no PD, em comparação com o PC, demonstrando que a BMS é favorecida em sistemas com pouca movimentação do solo. Entretanto, diferenças em função das rotações não foram facilmente observadas, devido à complexidade de espécies vegetais utilizadas nas rotações. O agrupamento dos perfis de DNA que codificam o gene ribossomal 16S mostrou que a rotação de culturas também afetou qualitativamente a diversidade da comunidade bacteriana. A presença de algumas bandas em todos os tratamentos indicou que existem grupos de bactérias que já se encontram estabelecidos no ambiente, independente do manejo do solo.
Thesagro: Manejo do solo
Rotação de cultura
NAL Thesaurus: Soil management
Crop rotation
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
id31282.pdf68,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace