Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870523
Título: Avaliação de atrativos alimentares para o emprego em iscas-tóxicas visando o controle de Linepithema micans (Forel, 1908) (Hymenoptera: Formicidade) na cultura da videira.
Autoria: CHAVES, C. C.
NONDILLO, A.
BUENO, O. C.
BOTTON, M.
Afiliação: CINDY CORREA CHAVES, UFPEL; ALINE NONDILLO, UNESP; ODAIR CORREA BUENO, UNESP; MARCOS BOTTON, CNPUV.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 4., 2010, Bento Gonçalves. Resumos. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2010. p.
Páginas: p. 44.
Conteúdo: A pérola-da-terra Eurhizococcus brasiliensis (Wille, 1922) (Hemiptera: Margarodidae) é a principal praga da cultura da videira no Brasil. A dispersão e o estabelecimento da cochonilha nas plantas é auxiliada pela presença de formigas. Na Região da Serra Gaúcha, a formiga mais abundante e frequente nos vinhedos infestados é a Linepithema micans (Forel, 1908). Uma das estratégias para reduzir a infestação da formiga nos vinhedos é o emprego de iscas-tóxicas. Neste trabalho, foi avaliado o efeito de substâncias açucaradas e gordurosas para a espécie L. micans visando o emprego futuro como atrativos em iscas-tóxicas. Foram avaliadas 5 substâncias açucaradas (mel, açúcar invertido e açúcar cristal nas concentrações 30, 40, 50, 60 e 70%, atrativo 1 e atrativo 2) e 9 gordurosas (sardinha, pasta de sardinha, gordura vegetal, ração seca e úmida para gato sabor peixe, gel 1, gel 2, ácido oléico e mistura de óleo de soja com macerado de cistos da pérola-da-terra.
Thesagro: Viticultura
Uva
Praga de planta
Formiga
Cochonilha
Palavras-chave: Atrativo alimentar
Isca tóxica
Pérola-da-terra
Anais
Iniciação cientifica
IC
CNPUV
Notas: Resumo.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumos-8IC-2010-44.pdf8,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace