Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871231
Title: Concentrações e proporções molares de ácidos graxos voláteis do líquido ruminal de vacas em lactação alimentadas com silagem de cana-de-açúcar e diferentes teores de caroço de algodão.
Authors: COSTA, D. A. da
CARNEIRO, J. da C.
SALIBA, E. O. S.
REBOUÇAS, G. M. N.
FIGUEIREDO, M. R. P. de
NUNES, A. N.
Affiliation: DAYANA ALVES DA COSTA, UFMG; JAILTON DA COSTA CARNEIRO, CNPGL; ELOÍSA OLIVEIRA SIMÕES SALIBA, UFMG; GESIANE MOURA NEVES REBOUÇAS, UFMG; MÉRCIA REGINA PEREIRA DE FIGUEIREDO, UFMG; ANDRESSA NATHALIE NUNES, UFMG.
Date Issued: 2010
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Description: Objetivou-se avaliar a influência da inclusão do caroço de algodão sobre as proporções molares e as concentrações de ácidos acético, propiônico e butírico (mMoles/100 ml) do líquido ruminal de vacas que receberam dietas experimentais contendo níveis crescentes do caroço de algodão (0%, 5%, 10% e 15%). Quatro vacas em lactação foram distribuídas em delineamento quadrado latino 4x4, em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas as dietas e nas sub-parcelas os tempos de coleta (0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16 e 24 horas pós-prandial). A interação tempo de coleta do líquido ruminal versus dietas experimentais para as proporções molares de ácido propiônico não foram significativas (p>0,05). Somente em animais que receberam 10% de caroço de algodão na dieta verificou-se influência na concentração de acido butírico as 8 e12 horas após a alimentação. A proporção molar dos AGV no líquido ruminal foi típica de dietas ricas em volumosos.
Thesagro: Acetato
Keywords: Concentrado propionato
Ruminantes
Volumoso
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Concentracoes-e-proporcoes-molares-de-acidos-graxos.pdf55.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace