Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871700
Título: Sustentabilidade de sistemas de produção irrigados para agricultura familiar: um desafio para os colonos do Projeto Curu Paraipaba.
Autoria: VASCONCELOS, H. E. M.
MOTA, D. M. da
ARAUJO, J. B. C.
Afiliação: HELENIRA ELLERY MARINHO VASCONCELOS, CNPAT; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; JOAO BOSCO CAVALCANTE ARAUJO, CNPAT.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 8., 2010, São Luís. Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais: anais. São Luís, MA: UEMA: Embrapa, 2010.
Conteúdo: No início dos anos de 1970, uma consultoria externa aportou, com vários especialistas, no Vale do Rio Curu, para estruturar um dos maiores Projetos de Irrigação do estado Ceará. Retirar da pobreza mais de 800 famílias de agricultores familiar era sua meta primordial. Na mesma década de 1970, essas alternativas de desenvolvimento pensadas para países subdesenvolvidos exibiam sinais de ineficácia, o que aponta uma incoerência, desde sua concepção. Atualmente, o grande desafio das famílias e equipes técnicas do projeto é a discussão sobre a sua sustentabilidade. São esses os termos que posicionam o presente debate, apontando algumas dificuldades que se anunciam para o tal intento, quando se pretende alinhar resultados alcançados ao conceito mais popularizado de desenvolvimento sustentável, formulado no relatório da Comissão Brundtland em 1987.
Thesagro: Agricultura Familiar
Irrigação
Palavras-chave: Sustentabilidade
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p657.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace