Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874093
Título: Efeito da cobertura vegetal sobre a incidência de pragas na cultura do mamoeiro (Carica papaya L.).
Autoria: SANTOS FILHO, H. P.
SANCHES, N. F.
OLIVEIRA, A. A. R.
CRUZ, J. L.
ANDRADE, P. R. O. de
LOPES, F. F.
OLIVEIRA, A. M. G.
SILVA, J. S. da
Afiliação: HERMES PEIXOTO SANTOS FILHO, CNPMF; NILTON FRITZONS SANCHES, CNPMF; ANTONIO ALBERTO ROCHA OLIVEIRA, CNPMF; JAILSON LOPES CRUZ, CNPMF; Paulo Roberto Oliveira de Andrade, ADAB; Flavia Fernandes Lopes, ADAB; ARLENE MARIA GOMES OLIVEIRA, CNPMF; Josivânia Silveira da Silva, UFRB.
Ano de publicação: 2010
Referência: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: O uso de coberturas vegetais nas entrelinhas do mamoeiro pode proporcionar melhoria nas características química, física e biológica do solo, com reflexo positivo na produtividade e longevidade dos pomares (Carvalho, 2002). Apesar das inúmeras vantagens do uso de coberturas vegetais, a utilização dessa prática por parte dos agricultores tem sido dificultada devido a informações, não comprovadas cientificamente, de que algumas coberturas podem aumentar a incidência de pragas e doenças nas áreas de cultivo do mamoeiro. Contudo, alguns resultados de pesquisa não asseguram esta influência. Para a Mancha Anelar, por exemplo, Habibe et al (2005) não conseguiram infectar plantas de feijão de porco, caupi e crotalária com o vírus PRSV_P, confirmando as informações de Meissner Filho et al (2000) de que esse agente possui um ciclo restrito de hospedeiros, infectando apenas mamoeiro. Resultados obtidos por Santos Filho et al (2005) também demonstraram que o uso de feijão de porco nas entrelinhas, quando comparado ao sistema de produção da propriedade que usava a cobertura com a vegetação espontânea, não concorreu para aumentar a incidência de ácaro rajado nas plantas do mamoeiro. Para outras pragas e doenças não existem relatos conclusivos na literatura, sendo o objetivo deste trabalho definir a influência de sete coberturas vegetais, comparadas ao cultivo de plantas com as entrelinhas mantidas limpas durante todo o tempo, sobre a incidência de ácaros, insetos, doenças fúngicas e viróticas, em um plantio de mamoeiro do grupo Solo.
Thesagro: Cobertura Vegetal
Mamão
Praga de Planta
Palavras-chave: Carica papaya L
Notas: pdf 2464
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
id27268pdf2464.pdf23,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace