Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874199
Título: Estudo da morfologia polínica e viabilidade de pólen de bananeira.
Autoria: SANTOS-SEREJO, J. A. dos
SOARES, T. L.
ROSSI, M. L.
SOUZA, A. da S.
COSTA, M. A. P. de C.
Afiliação: JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF; Taliane Leila Soares, UFRB; Mônica Lanzoni Rossi, USP; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa, UFRB.
Ano de publicação: 2010
Referência: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: A morfologia e ultraestrutura polínica tem sido freqüentemente utilizada para estudar a morfologia do grão de pólen em plantas frutíferas (Nachtigal & Santos, 1997; Rodrigues et al., 1998) devido às características morfológicas do pólen serem geneticamente estáveis e úteis na taxonomia das plantas.Os estudos palinológicos das Zingiberales tem sido limitados devido à fragilidade que apresenta os seus grãos de pólen. Em bananeira, especificamente, existem poucos trabalhos relacionados à caracterização dos grãos de pólen.Face à grande lacuna existente no conhecimento palinológico de bananeira, o objetivo do trabalho foi descrever a morfologia polínica bem como examinar a viabilidade dos grãos de pólen de bananeiras, mediante a germinação de pólen e o uso do corante, a fim de se verificar se existem diferenças entre diplóides e tetraplóides com relação a estas características.
Thesagro: Banana
Pólen
NAL Thesaurus: Zingiberales
Palavras-chave: Viabilidade de pólen
Notas: pdf 2712
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
id27287pdf2712.pdf489,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace