Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877180
Título: Recrutamento de fabáceas arbóreas nativas em áreas de pastagem: efeito da competição por recursos acima e abaixo do solo.
Autoria: PEREIRA, S. R.
MELOTTO, A. M.
CHIAD, M. P.
LAURA, V. A.
Afiliação: Bióloga, doutoranda da Universidade Federal de São Carlos, bolsista CAPES; Biólogo, mestrando da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, bolsista Fundect/MS; Acadêmica de Agronomia da Uniderp, Bióloga, bolsista IC/CNPq da Uniderp; estagiária na Embrapa Gado de Corte.; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE CORTE,5., 2009, Campo Grande, MS. [Anais da ...]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: A competição com gramíneas consiste no principal fator limitante para o crescimento de plantas jovens de espécies arbóreas em pastagens tropicais. No entanto, poucos estudos avaliam qual recurso é limitante, luz versus algum nutriente de solo e/ou água, isto é, se a competição é mais intensa entre as partes aéreas ou entre as partes radicais das plantas envolvidas. Objetivou-se neste estudo avaliar a emergência, recrutamento e o crescimento de sete fabáceas arbóreas nativas de Cerrado em áreas de pastagem, a partir de semeadura direta, avaliando o efeito competição interespecífica com gramíneas, entre partes aéreas e radicais. Foi realizado um experimento em blocos, com três tratamentos de manejo de gramíneas: ?Livre de gramíneas? (Lg), ?Gramíneas Cortadas? (Gc) e ?Gramíneas intactas? (Gi). Utilizou-se 5.250 sementes das sete espécies (750 sementes de cada espécie), em cinco blocos. As avaliações foram realizadas quinzenalmente, por três meses. Avaliou-se a taxa de emergência, recrutamento e a altura média das plantas jovens. Os dados foram submetidos à análise de variância. Apenas sementes de Pterogyne nitens apresentaram diferenças na emergência entre tratamentos de manejo de gramíneas, apresentando maior taxa de emergência no tratamento Gc. As espécies responderam diferencialmente à competição por recursos acima e abaixo do solo com gramíneas exóticas. Nos três primeiros meses de experimento, plantas jovens de Dipteryx alata competiram tanto por recursos acima como abaixo do solo, apresentando maior recrutamento no tratamento Lg. Peltophorum dubium e P. nitens não apresentaram diferenças significativas no recrutamento entre os distintos tratamentos. No entanto, plantas jovens submetidas ao tratamento Lg apresentaram uma altura maior após três meses, evidenciando que as espécies também competiram por recursos acima e abaixo do solo. Mimosa caesalpiniifolia competiu principalmente por recursos acima do solo, apresentando maior recrutamento em Gc. Copaifera langsdorffii, Dimorphandra mollis e Hymenaea stigonocarpa não foram afetadas pela competição com gramíneas exóticas.
Thesagro: Pastagem
Palavras-chave: Fabácea
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RECRUTAMENTODEFABACEASARBOREASNATIVASEMAREASDE.pdf59,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace