Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBOTTON, M.
dc.contributor.authorBERNARDI, D.
dc.contributor.authorNAVA, D. E.
dc.contributor.authorCUNHA, U. S. da
dc.contributor.authorGARCIA, M. S.
dc.date.accessioned2022-09-01T17:20:53Z-
dc.date.available2022-09-01T17:20:53Z-
dc.date.created2011-03-01
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE PEQUENAS FRUTAS, 5., 2009, Vacaria. Anais... Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879553-
dc.descriptionNo Estado do Rio Grande do Sul, o morangueiro é cultivado tradicionalmente em três regiões distintas, destacando-se o vale do rio Caí (Bom Principio, Feliz e São Sebastião do Caí), Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha) e região Sul (Pelotas, Turuçu e São Lourenço do Sul). Recentemente, novos pólos produtores têm sido estabelecidos como é o caso dos municípios de Ipê e Vacaria. Essas regiões caracterizam-se pelo climafrio permitindo a oferta de morangos em praticamente todo o ano (PAGOT; HOFFMANN, 2003). Um dos aspectos de grande relevância na cultura do morangueiro diz a respeito à incidência de pragas resultando num número significativo de aplicações de inseticidas e acaricidas durante o ano. Este fato, aliado ao reduzido número de inseticidas autorizados para uso na cultura (Tabela 1), ao cultivo sob plástico que dificulta a lavagem dos produtos aplicados, tem resultado em elevados índices de inconformidades em relação à presença de resíduos de agrotóxicos nos frutos (ANVISA, 2009). Dentre as principais pragas associadas à cultura do morangueiro destaca-se o ácaros-rajado (Tetranychus urticae), do enfezamento (Phytonemus pallidus) e branco (Polyphagotarsonemus latus), os pulgões (Chaetosiphon fragaefolli e Aphis torbesi; que normalmente estão associados a formigas (Solenopsis), as lagartas-desfolhadoras (Spodoptera spp. eAgrotis spp.), a broca-do-morangueiro Lobiopa insularis, o tripes das flores Frankiniella occidentalis (Thysanoptera: Thripidae) e coleopteros pragas de solo (Scarabeideos e Curculionídeos) (SALLES, 2003; ANTONIOLLI et aI., 2007). Além destes artrópodes pragas, também se observa o dano causado por lesmas e caracóis Vaginula sp. e Helix aspersa (Moluscos), ratos e pássaros. Neste trabalho, são apresentadas informações sobre a biologia das principais espécies pragas associadas à cultura do morangueiro, indicando-se estratégias para o monitoramento e controle (Tabela 2).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectControle
dc.titleManejo de pragas na cultura do morangueiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFruticultura
dc.subject.thesagroMorango
dc.subject.thesagroPraga de planta
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroTecnologia
dc.subject.thesagroÁcaro
dc.subject.thesagroInimigo Natural
dc.format.extent2p. 33-37.
riaa.ainfo.id879553
riaa.ainfo.lastupdate2022-09-01
dc.contributor.institutionMARCOS BOTTON, CNPUV; DANIEL BERNARDI, CNPUV (bolsista); DORI EDSON NAVA, CPACT; UEMERSON SILVA DA CINHA, CPACT (bolsista); MAURO SILVEIRA GARCIA, CPACT (bolsista).
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
12978.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace