Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883032
Título: Compostagem com aeração forçada como alternativa de aproveitamento dos resíduos gerados pela agroindústria conserveira.
Autoria: SOUZA, A. L. K. de
RUFATTO, L.
COSTA, V. B.
RUFATO, A. de R.
SIMÕES, F.
Afiliação: André Luiz Kulkamp de Souza, UFPEL; Leo Rufatto, UDESC; Vagner Brasil Costa, UFPEL; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV; Fabiano Simões, UFPEL.
Ano de publicação: 2010
Referência: Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 16, n. 1-4, p. 69-75, jan./dez. 2010.
Conteúdo: A indústria de conservas tem grande importância na economia da região de Pelotas, RS, produzindo um grande volume de resíduos orgânicos que não possuem um fim adequado. O trabalho objetivou encontrar uma alternativa a esse problema através da compostagem dos produtos oriundos dessa atividade para que esses sejam reutilizados como adubo orgânico. O trabalho foi desenvolvido em uma agroindústria de Pelotas, onde montaram-se duas baterias de reatores de compostagem com um sistema de aeração forçada e controle de temperatura para a preparação do composto. Foram testadas combinações de materiais orgânicos, utilizando-se os resíduos originados da indústria conserveira, associados à material rico em carbono. Durante o processo foram avaliadas a evolução da temperatura interna, a evolução do pH, a determinação dos componentes químicos, a relação carbono/nitrogênio e a identificação de fungos presentes no composto. Foi possível constatar que o produto gerado é viável como substituto de parte da adubação química de um pomar, reduzindo-se com isso o custo de produção.
Thesagro: Agricultura
Compostagem
Adubação
Microrganismo
Resíduo Industrial
Palavras-chave: Agroindústria
Adubação orgânica
Conserva de fruta
Crédito de carbono
Reaproveitamento
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZARevBrasAgrocienciasv15n14p692009.pdf323,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace