Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/895242
Título: Danos causados a plantas jovens de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) em área de Caatinga nativa e degradada por animais.
Autoria: CAVALCANTI, N. de B.
RESENDE, G. M. de
BRITO, L. T. de L.
Afiliação: NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA.
Ano de publicação: 2009
Referência: Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 6, n. 3, p. 91-102, 2009.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo avaliar os danos causados por animais a plantas jovens de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) em área de caatinga nativa e degradada. O ensaio foi realizado de janeiro de 1997 a dezembro de 2002. Foram plantadas 1000 mudas de imbuzeiro, sendo 500 mudas em uma área de caatinga degradada na comunidade de Alto do Angico, Petrolina-PE, e 500 mudas em uma área de caatinga nativa na Estação Experimental da Caatinga, pertencente à Embrapa Semi-Árido, Petrolina-PE. A cada 30 dias após o plantio das mudas, foram realizadas observações para identificação da sobrevivência e dos danos causados pelos animais às mudas de imbuzeiro. Os resultados obtidos demonstraram que os caprinos são responsáveis pela redução na taxa de sobrevivência e no lento desenvolvimento das plantas jovens de imbuzeiro na área de caatinga degradada. Na área de caatinga nativa, os maiores danos às plantas foram causados pelo caititu (Tayassu tajacu) e pelo tatu-peba (Euphractus sexcinctus).
Thesagro: Umbu
Fruta Tropical
Spondias Tuberosa
Palavras-chave: Plântulas
Caatinga nativa
Semiárido
Degradação
Animais
Imbu
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nilton2009.pdf142,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace