Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897615
Título: Análise da seca por meio do SPI para diferentes regiões do Estado de Goiás.
Autoria: FERNANDES, D. S.
HEINEMANN, A. B.
PAZ, R. L. F. da
AMORIM, A. de O.
Afiliação: DIEGO SIMÕES FERNANDES, SIMEHGO; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; ROSIDALVA LOPES FEITOSA DA PAZ, SIMEHGO; ANDRÉ DE OLIVEIRA AMORIM, SIMEHGO.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros: anais. Guarapari: Incaper, 2011.
Conteúdo: O objetivo desse estudo foi avaliar o índice de seca SPI na ocorrência de eventos de seca e seus efeitos na estimativa da produtividade do arroz de terras altas em seis diferentes microrregiões do Estado de Goiás. Para isso utilizou-se dados diários de precipitação, provenientes das estações meteorológicas da Agencia Nacional de Águas. Os valores obtidos com o SPI foram avaliados por meio do número de eventos, percentual de acerto do SPI na variabilidade da produtividade ajustada e em relação aos desvios da produtividade ajustada. As analises permitiram observar que a região Sudoeste de Goiás apresentou o maior número de anos com eventos extremos de seca. As probabilidades de eventos extremamente secos variaram entre 1 e 3%. A microrregião que obteve o melhor percentual de acerto foi o Sudoeste de Goiás com aproximadamente 63% de acertos em acompanhar os desvios da produtividade de arroz de terras altas.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Seca
Cerrado
NAL Thesaurus: Drought
Palavras-chave: Índice padronizado de precipitação
Standardizedprecipitation index
Goiás
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cba04.pdf283,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace