Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897760
Título: Adubação nitrogenada e consorciação do milho com brachiaria ruziziensis em sistema plantio direto.
Autoria: SANTOS, F. C. dos
KURIHARA, C. H.
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
RESENDE, A. V. de
CARVALHO, M. da C. S.
ALVARENGA, R. C.
Afiliação: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; CARLOS HISSAO KURIHARA, CPAO; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011.
Conteúdo: A produtividade do milho, bem como da forragem, quando em consórcio, pode ser influenciada pela adubação nitrogenada, bem como pelo arranjo entre as plantas. Assim, esse trabalho objetivou avaliar o efeito da adubação nitrogenada e consorciação do milho com Brachiaria ruziziensis sobre aspectos produtivos dessas culturas, em sistema plantio direto. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com os tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Foram testadas três modalidades de cultivo (milho solteiro, consorciado com braquiária na entrelinha e consorciado com braquiária na linha + entrelinha do milho) nas parcelas e cinco doses de N total (0, 50, 100, 150, 200 kg ha-1) nas subparcelas. Avaliaram-se o rendimento de grãos e teores de N, P e K nas folhas do milho e a matéria seca de parte aérea da braquiária. A adubação nitrogenada aumentou linearmente a produtividade do milho no cultivo solteiro, bem como aumentou os teores foliares de N. Embora a análise de variância não tenha mostrado efeito significativo, os dados dos teores foliares de K apresentaram ajuste quadrático com as doses de N, ano nível de 5% de probabilidade. Em relação às modalidades de cultivo, os teores foliares de N e P foram maiores na consorciação do milho com braquiária na linha + entrelinha, em relação às duas outras modalidades, que não diferiram entre si. A matéria seca de braquiária não sofreu influência das doses de N, sendo significativamente maior no cultivo na linha + entrelinha do milho.
Thesagro: Nitrogênio
Uréia
Grão
Rendimento
Plantio direto
Brachiaria ruziziensis
Milho
Matéria seca
NAL Thesaurus: Nitrogen
Urea
Grains
Yields
Palavras-chave: Sistema Santa Fé
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
855.PDF129,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace