Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899114
Título: Efeito de concentrações de sacarose e de meio de cultura (8s) sobre a taxa de crescimento de mandioca variedade bgm 0555 conservadas in vitro.
Autoria: LIMA, M. H. M. e
ALVES, K. A.
IZZO NETO, A.
SOUZA, A. da S.
JESUS, C. M. de
ANDRADE, L. F.
LONDE, L. N.
Afiliação: MÁRIO HENRIQUE MELO e LIMA, UNIMONTES; KAMILA ANTUNES ALVES, UNIMONTES; ANTONIO IZZO NETO, UNIMONTES; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; CRISTINA MEIRA DE JESUS, UNIMONTES; LEANDRO FERNANDES ANDRADE, UNIMONTES; LUCIANA NOGUEIRA LONDE, EPAMIG.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil: [anais]. Búzios: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2011. 1-CD ROM.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma das mais importantes culturas para produção de alimentos no mundo. A conservação de germoplasma torna-se indispensável. Portanto o presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito de concentrações de sacarose e de meio de cultura sobre a taxa de crescimento de plantas de mandioca variedade 0555 conservadas in vitro. Foram utilizados como material vegetal ápices de vitroplantas de mandioca. A variável altura de plantas apresentou resultados significativos para os diferentes tipos de meio e os níveis de sacarose, apresentando valores maiores no estabelecimento com meio 2 sobre concentrações de 0,8 g de sacarose. Quando avaliou-se o número de folhas mortas nas diferentes concentrações de sacarose, observou- se um efeito quadrático, sendo que há aumento no número de folhas mortas com o incremento de sacarose até a concentração de 1,04 g de sacarose. Da mesma forma observou-se o número de folhas vivas sobre diferentes concentrações de sacarose, onde níveis menores apresentaram resultados melhores, inclusive na ausência da sacarose, não justificando sua utilização. As diversas composições estabelecidas do meio de cultura não apresentaram diferença estatística significativa. Houve diferença significativa entre todos os níveis de meio e concentrações de sacarose para o número de gemas. O maior número de gemas foi observado sobre efeito de doses de 0,8 g de sacarose nos diferentes tipos de meio. A interação meio x sacarose em diferentes níveis apresentou maior número de ápices mortos.
Thesagro: Mandioca
Sacarose
Palavras-chave: Manihot esculenta Crantz
Melhoramento genético
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3836.pdf80,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace