Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899284
Título: Correlação de pearson e análise de trilha identificando variáveis para caracterizar porta-enxerto de Pyrus communis L.
Autoria: GALARÇA, S. P.
LIMA, C. S. M.
SILVEIRA, G. da
RUFATO, A. de R.
Afiliação: Simone Padilha Galarça, UFPEL; Cláudia Simone Madruga Lima, UFPEL; Gustavo da Silveira, UFPEL; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV.
Ano de publicação: 2010
Referência: Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 34, n. 4, p. 860-869, jul./ago., 2010.
Conteúdo: Objetivou-se, no presente trabalho, através de correlação de Pearson e análise de trilha, identificar variáveis para caracterizar porta-enxertos ananizantes para a cultura da pereira (Pyrus communis L.). Neste experimento foram utilizadas 49 plantas de pereira, plantadas nos canteiros do Departamento de Fitotecnia da FAEM/UFPel. As plantas foram avaliadas na época do seu crescimento vegetativo, segundo parâmetros descritos em instruções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pela correlação de Pearson, as variáveis VP, NRP, HCP e FCNPRCL se destacaram. Na análise de trilha, a variável número de lenticelas obteve maior efeito positivo sobre VP, NRP e FCNPRCL, a variável ramificação do ramo demonstrou-se com efeito positivo sobre HCP, sendo essas duas variáveis consideradas eficazes no processo de seleção de porta-enxerto juntamente com as variáveis básicas.
Thesagro: Fruticultura
Pera
Seleção
Fisiologia vegetal
Palavras-chave: Variável básica
Descrição morfológica
Correlação de Pearson
Porta-enxerto
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GALARCACienAgrotecv34n4p8602010.pdf92,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace