Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899287
Título: Crescimento vegetativo, floração e frutificação efetiva do pessegueiro 'Jubileu' submetido a diferentes comprimentos de interenxertos.
Autoria: TOMAZ, Z. F. P.
LIMA, C. S. M.
GONÇALVES, M. A.
RUFATO, L.
RUFATO, A. de R.
Afiliação: Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de Pelotas; Universidade do Estado de Santa Catarina; ANDREA DE ROSSI RUFATO, CNPUV.
Ano de publicação: 2010
Referência: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 45, n. 9, p. 973-979, set. 2010.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do uso de interenxertos, com diferentes comprimentos, sobre o vigor de plantas de pessegueiro da cultivar Jubileu. Foram utilizados interenxertos da cultivar de baixo vigor, Granada, com 5, 10, 15 e 20 cm de comprimento. Avaliaram-se o crescimento vegetativo, a floração e a frutificação efetiva das plantas. O experimento foi conduzido em Pelotas, RS, de março de 2007 a dezembro de 2008. O crescimento vegetativo do pessegueiro 'Jubileu' está diretamente relacionado ao comprimento do interenxerto. O aumento do comprimento do interenxerto antecipa o início da floração e da plena floração. A redução do vigor, induzida por interenxertos de maior comprimento, promove aumento na diferenciação floral. O interenxerto com 20 cm intensifica a redução do vigor, mas aumenta a mortalidade das plantas. Portanto, os interenxertos com 10 e 15 cm de comprimento são os mais adequados para o adensamento de pomares.
Thesagro: Fenologia
Fruticultura
Pêssego
Floração
Propagação vegetativa
Palavras-chave: Adensamento de pomares
Interenxerto
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TOMAZPABv45n9p9732010.pdf537,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace