Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904230
Título: Produtividade do café conilon conduzido com diferentes populações de hastes por área e com uso da poda programada de ciclo.
Autoria: VERDIN FILHO, A. C.
TOMAZ, M. A.
FERRÃO, R. G.
FERRAO, M. A. G.
FONSECA, A. F. A. da
VOLPI, P. S.
LANI, J. A.
MAURI, A. L.
GUARCONI, R. C.
Afiliação: ABRAÃO CARLOS VERDIN FILHO, INCAPER; MARCELO ANTONIO TOMAZ, CCA/UFES; ROMÁRIO GAVA FERRÃO, INCAPER; MARIA AMELIA GAVA FERRAO, SAPC; AYMBIRE FRANCISCO A DA FONSECA, SAPC; PAULO SERGIO VOLPI, INCAPER; JOSÉ ANTONIO LANI, INCAPER; ALDO LUIZ MAURI, INCAPER; ROGÉRIO CARVALHO GUARCONI, Bolsista CBP&D/Café.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 7., 2011, Araxá. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2011.
Conteúdo: O avanço das tecnologias na cafeicultura capixaba é notório nos últimos anos, entretanto o manejo de plantas relacionado a podas comparadas com a densidade de plantas e hastes ainda são desafios para os trabalhos de pesquisas. O objetivo deste experimento foi avaliar a produtividade de cafeeiros conilon cultivados em diferentes espaçamentos com o mesmo número de hastes por planta, utilizando a poda programada de ciclo (PPC). O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental de Marilândia/Incaper. Foi avaliada a produtividade de quatro tratamentos, dispostos em delineamento de blocos casualizados, sendo: tratamento 1 ? 2,0 x 1,0 m, com 3 hastes por planta, com 15.000 hastes por hectare; tratamento 2 ? 2,5 x 1,0 m, com 3 hastes por planta, com 12.000 hastes por hectare; tratamento 3 ? 3,0 x 1,0 m, com 3 hastes por planta, com 10.000 hastes por hectare e o tratamento 4 ? 3,0 x 1,5 m, com 3 hastes por planta, com 6.667 hastes por hectare. As avaliações foram efetuadas nos anos de 2008, 2009 e 2010, com esquema de parcelas subdivididas no tempo, com quatro repetições. A parcela experimental foi composta por onze plantas. Os resultados mostram que, o adensamento de lavoura, associado à poda programada de ciclo, tem efeito positivo na produtividade de lavoura de café conilon, nas condições avaliadas. O déficit hídrico e a bienalidade pode inverter o comportamento de produtividade em função do adensamento de lavoura.
Thesagro: Coffea Canephora
Palavras-chave: Densidade de haste
Menejo da cultura
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produtividadedocafeconilonconduzido.pdf207,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace