Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/908575
Título: Caracterização anatômica das estruturas secretoras e produção de óleo essencial de Lippia alba (Mill.) N.E. Br. em função do horário de colheita nas estações seca e chuvosa.
Autoria: SANTOS, M. R. A. dos
INNECCO, R.
SOARES, A. A.
Afiliação: MAURICIO REGINALDO ALVES DOS SANTOS, CPAF-RO; Renato Innecco, Universidade Federal do Ceará; Arlete Aparecida Soares, Universidade Federal do Ceará.
Ano de publicação: 2004
Referência: Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 35, n.2, p.377-383, jul.-dez. 2004.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi caracterizar anatomicamente as estruturas secretoras e avaliar o efeito de diferentes horários de colheita no teor e composição do óleo essencial de erva-cidreira (Lippia alba (Mill.) N.E. Brown), quimiotipo limoneno-carvona, nas estações chuvosa e seca do Ceará. Realizou-se uma descrição anatômica da estrutura foliar e dos tricomas glandulares presentes. As folhas foram colhidas às 7; 9; 11; 13; 15 e 17 horas. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 500 g de folha fresca. Observaramse quatro tipos de tricomas, um tector e três glandulares. Na estação seca, a obtenção de óleo essencial foi superior à estação chuvosa. Em ambos os casos, os maiores teores foram obtidos às 15 horas. Os teores de limoneno e carvona foram afetados pelo horário de colheita.
Thesagro: Planta Medicinal
Verbenaceae
Palavras-chave: Limoneno
Carvona
Tricomas
Erva-cidreira
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13rca352.pdf247,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace