Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909272
Título: Marcadores microssatélites para o cafeeiro.
Autoria: RUFINO, R. J. N.
CAIXETA, E. T.
ZAMBOLIM, E. M.
PENA, G. F.
ALMEIDA, R. F. de
ALVARENGA, S. M.
ZAMBOLIM, L.
SAKIYAMA, N. S.
Afiliação: RAPHAEL JOSÉ NASCIF RUFINO, UFV/BIOAGRO; EVELINE TEIXEIRA CAIXETA, SAPC; EUNIZE MACIEL ZAMBOLIM, UFV; GULHERME FERREIRA PENA, UFV/BIOAGRO; ROBSON FERREIRA DE ALMEIDA, UFV/BIOAGRO; SAMUEL MAZZINGHY ALVARENGA, UFV/BIOAGRO; LAÉRCIO ZAMBOLIM, UFV; NEY SUSSUMU SAKIYAMA, UFV.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.
Conteúdo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de testar e adaptar marcadores microssatélites para serem rotineiramente utilizados nos trabalhos de genética e melhoramento do cafeeiro. Para isso, foram ajustadas as condições de amplificação de 24 primers microssatélites de café, disponibilizados na literatura. Estes primers, desenvolvidos para Coffea arabica, foram também testados em outras espécies de cafeeiro de importância para o melhoramento visando verificar sua utilidade como primer heterólogo. A adaptação das condições de reação e de amplificação permitiu o uso de 18 primers, sendo que a maioria deles amplificou as três espécies analisadas. O nível de polimorfismo desses microssatélites foi investigado pela amplificação de 60 genótipos, incluindo C. arabica, C. canephora, C. eugenioides e Híbrido de Timor (HT). Observou-se um alto polimorfismo e uma variação de 2 a 9 alelos por marcador. Metade dos primers testados apresentou polimorfismo em C. canephora e 33,3% deles foram polimórficos entre os HT. Foi possível discriminar todos os acessos de C. canephora analisados. Os HT, em geral, apresentaram padrão de bandas semelhante ao dos C. arabica, sendo que seis primers apresentaram polimorfismo, possibilitando a discriminação de 13 acessos, não diferenciados em estudos anteriores com marcadores RAPD. Os resultados demonstraram o potencial dos microssatélites para diferenciar indivíduos geneticamente próximos. Em trabalhos futuros, pretende-se desenvolver novos microssatélites a partir das ESTs do Genoma/Café. Esses novos marcadores, juntamente com os primers adaptados neste trabalho, constituirão em uma importante ferramenta para os estudos genéticos do café no Brasil.
Thesagro: Marcador Molecular
Palavras-chave: Microssatélite
SSR
Melhoramento do cafeeiro
Coffea sp
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcadoresmicrossatelites.pdf257,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace