Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912093
Título: Ofertas de suplementos múltiplos para tourinhos Nelore na fase de recria em pastagens durante o período da seca: desempenho produtivo e características nutricionais.
Autoria: PORTO, M. O.
PAULINO, M. F.
DETMANN, E.
VALADARES FILHO, S. de C.
SALES, M. F. L.
CAVALI, J.
NASCIMENTO, M, L. do
ACEDO, T. S.
Afiliação: MARLOS OLIVEIRA PORTO, UNIR; MÁRIO FONSECA PAULINO, UFV; EDENIO DETMANN, UFV; SEBASTIÃO DE CAMPOS VALADARES FILHO, UFV; MAYKEL FRANKLIM LIMA SALES, CPAF-AC; JUCILENE CAVALI, UNIR; MICHELE LOPES DO NASCIMENTO, UFV; TIAGO SABELLA ACEDO, UFV.
Ano de publicação: 2011
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 40, n. 11, p. 2548-2557, 2011.
Conteúdo: Avaliaram-se o desempenho produtivo e as características nutricionais em tourinhos Nelore em fase de recria, não-castrados, recebendo diferentes ofertas de suplementos em pastagem de Brachiaria decumbens, de julho a setembro de 2006. A área foi dividida em cinco piquetes de 2,0 ha, com disponibilidade média de matéria seca (MS) e matéria seca potencialmente digestível (MSpd) de 3,88 e 2,22 t/ha, respectivamente. Foram utilizados 30 bezerros com peso e idade iniciais médios de 230,0 ± 6,14 kg e 8,5 ± 0,18 meses, em delineamento inteiramente casualizado contendo cinco tratamentos: quatro ofertas de suplementos em comparação a mistura mineral (MM). Foram avaliados a MM (60 g/animal) e suplementos múltiplos, fornecidos diariamente nas quantidades de 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 kg/animal para suprir 300 g/dia de PB. Os animais responderam ao uso de suplementos múltiplos, ganhando mais peso (88,72%) e apresentaram maiores níveis séricos de N-ureia (19,95 vs. 9,66) em comparação àqueles que receberam mistura mineral. Os animais sob suplementação apresentaram maiores consumos de MS, MO, EE, FDN, CNF e NDT e esses consumos aumentaram com os níveis de oferta de suplemento. A suplementação aumentou o coeficiente de digestão da maioria das variáveis avaliadas, independentemente do nível de suplemento fornecido. Os níveis mais moderados (0,5 kg) de suplementos múltiplos podem ser fornecidos aos tourinhos em fase de recria durante o período da seca para estimular o consumo de pasto, porém a máxima produção microbiana é obtida com oferta de 1,34 kg de suplemento. As melhores respostas de desempenho e características nutricionais podem ser obtidas com o fornecimento diário de suplemento em níveis de 0,5 a 1,34 kg/animal.
Thesagro: Gado de corte
Gado Nelore
Bezerro de corte
Recria
Nutrição animal
Alimentação na seca
Suplemento alimentar
Gramínea forrageira
Capim Brachiaria
Brachiaria decumbens
NAL Thesaurus: Beef cattle
Nellore
Calves
Rearing
Animal nutrition
Dry season
Forage grasses
Multivitamin supplements
Palavras-chave: Criando (animales)
Terneros
Estación seca
Ganado de carne
Nutrición animal
Pastos forrajeros
Raza de bovinos Nelore
Suplementos multivitamínicos
ISSN: 1806-9290
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24059.pdf93,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace