Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915373
Título: Avaliação de progênies de açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) com características superiores para produção de frutos em área de várzeas do estuário amazônico.
Autoria: SANTOS, M. S. dos
SILVA, M. F. da
SILVA, B. N. F. da
SARDINHA, M. A.
MOCHIUTTI, S.
Afiliação: MARILENE SILVA DOS SANTOS, Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/CPAF-AP
MAGUIDA FABIANA DA SILVA, CPAF-AP
BRUNA NICOLE FERREIRA DA SILVA, Colaboradora
MAURÍCIO ALVES SARDINHA, Colaborador
SILAS MOCHIUTTI, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2.; MOSTRA DE TCC's, 6.; EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 2., 2010, Macapá. Livro de resumos... Macapá: SETEC: Embrapa Amapá: UEAP, 2011.
Páginas: p. 77.
Conteúdo: O açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart.) é uma palmeira dominante das florestas de várzeas, de seus frutos se obtém uma bebida concentrada, nutritiva e de alto valor calórico, conhecida por ?açaí?, a qual é utilizada desde a época pré-colombiana pela população Amazônica, e que, a partir da década de 1990 tem atingido mercados em outras regiões do Brasil e no exterior. Em 2000 a Embrapa Amapá iniciou um programa de melhoramento genético de açaizeiro para a produção de frutos em várzeas do estuário amazônico. Foram instaladas no campo experimental de Mazagão 175 progênies, sendo 75 com produção de frutos no período chuvoso (população 1) e 100 com produção de frutos na estiagem - entressafra (população 2). Apartir de 2009 vêem sendo realizados acompanhamentos mensais de características de floração e frutificação nestas populações. Foram tomados os seguintes dados: emissão e abertura da espádice, enchimento e maturação dos frutos. No perído de agosto de 2010 a julho de 2011, pode-se observar que a população 1 teve dois picos de floração: o primeiro ocorreu em dezembro e o segundo e mais expressivo ocorreu entre o meses de abril a maio (meses chuvosos). Já a maturação dos frutos teve seu pico em maio de 2011 quando foram colhidos 518 kg de frutos nesta população. Já na população 2 a emissão de espadices teve seu pico em abril de 2011 e a maturação e colheita dos frutos em novembro de 2010 quando foram colhidos 1930 kg de frutos. Contudo, essas características são fortemente influenciadas pelo ambiente, por isso, serão necessários ainda alguns ciclos de observação destas populações para obter uma caracterização genotípica das progênies. Ambas continuarão sendo monitoradas para que as informações destas primeiras observações sejam confirmadas dentro do rigor cientifico.
Thesagro: Palmeira oleaginosa
Método de melhoramento
Palavras-chave: Variabilidade genética
Época de produção
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP2011Avaliacaoprogeniesacaizeiro.pdf12,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace