Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915529
Título: Padrões micrometeorológicos da plantação de cana-de-açúcar.
Autoria: DOMINGUES, L. M.
ROCHA, H. R. da
CABRAL, O. M. R.
TATSCH, J. D.
FREITAS, H.
Afiliação: LEONARDO M. DOMINGUES, IAG-USP; HUMBERTO RIBEIRO DA ROCHA, IAG-USP; OSVALDO MACHADO RODRIGUES CABRAL, CNPMA; JÔNATAN DUPONT TATSCH, IAG-USP; HELBER FREITAS, IAG-USP.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros: anais. Guarapari: Incaper, 2011. 1 CD ROM.
Conteúdo: A indústria do etanol e açúcar cresceu como uma atividade agrícola muito relevante no Brasil, especialmente no estado de São Paulo. Entender a variabilidade temporal de troca de água e calor sobre plantações de cana-de-açúcar tornou-se um assunto bastante importante no contexto de mudanças climáticas regionais e globais. Este trabalho pretende discutir a variabilidade dos fluxos de radiação e fluxos turbulentos de energia sobre 3 tipos de manejo de plantação de cana-de-açúcar, no estado de São Paulo, entre 1997 e 2007. Os agroecossistemas foram manejados com diferentes sistemas de colheita e com diferenças de solo entre dois deles. A variabilidade dos fluxos dependeu em primeiro lugar da variabilidade climática sazonal, e finalmente notou-se a caracterização de padrões que refletiram o tipo de manejo e por conseguinte os diferentes estágios fenológicos das plantas em cada um deles.
Thesagro: Climatologia
Balanço de energia
Microclima
Radiação
Manejo
Palavras-chave: Cana-de-açúcar
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011AA16.pdf145,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace