Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/916558
Título: Distribuição diamétrica, espacial, caracteristicas ecológicas e silviculturais de Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub. Ex Mez, na floresta do Estado do Amapá (FLOTA/AP), Brasil.
Autoria: SEVERIANO, C. E.
APARÍCIO, P. da S.
APARÍCIO, W. C. da S.
SOTTA, E. D.
GUEDES, M. C.
OLIVEIRA, L. P. dos S.
Afiliação: CAMILA ELIZABETE SEVERIANO, Universidade do Estado do Amapá
PERSEU DA SILVA APARÍCIO, Universidade Federal do Amapá
WEGLIANE CAMPELO DA SILVA APARÍCIO, Universidade Federal do Amapá
ELENEIDE DOFF SOTTA, CPAF-AP
MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP
LANA PATRÍCIA DOS SANTOS OLIVEIRA, Instituto Estadual de Florestas.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 5., 2011, Santa Maria. Sustentabilidade florestal: [anais]. Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 2011.
Páginas: p. 526-533.
Conteúdo: O trabalho foi desenvolvido em três conglomerados no módulo II da Floresta Estadual do Amapá (FLOTA/AP) (342.378ha), situada no município de Porto Grande, com objetivo de obter padrões de distribuição diamétrica, espacial, características ecológicas e silviculturais da Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub. ex Mez. Em três conglomerados selecionados aleatoriamente foram locadas quinze parcelas permanentes de 100 x 100m. O estudo foi realizado em indivíduos considerados Árvores (DAP ? 10,0 cm). Todos os indivíduos da Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub. ex Mez foram etiquetados e por meio de uma ficha de campo foram coletados: nome vulgar, CAP (circunferência à altura do peito a 1,30 m do solo), altura comercial (h) e qualidade do fuste classificada em função da forma, onde: fuste Qualidade 1 (fuste reto), Qualidade 2 (levemente tortuoso) e Qualidade 3 (tortuoso). Posteriormente, os CAP?s foram convertidos em DAP (Diâmetro a altura do peito a 1,30 m do solo). A partir dos dados foram confeccionados histogramas de posição sociológica e distribuição diamétrica. Também foi determinado o padrão de distribuição espacial pelo índice de Morisita. A distribuição diamétrica da espécie Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub. ex Mez, apesar de ocorrer uma descontinuidade e ausência total de indivíduos em algumas classes diamétricas, apresentou curva de distribuição diamétrica ?J-invertido. O volume/hectare estimado resultou em 2,969 m³/ha. O número de árvores por hectare foi de 7,13 árvores/ha. Na estrutura da floresta a participação da espécie está presente desde seu desenvolvimento até o clímax. A distribuição espacial apresentou padrão de distribuição espacial agregado, comum em florestas naturais.
Thesagro: Itaúba
Árvore angiosperma
Palavras-chave: Amostragem conglomerados
Parcela permanente
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP2011Distribuicaodiametricaespacial.pdf494,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace