Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918647
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, L. S.
dc.contributor.authorSILVA, M. S. L. da
dc.contributor.authorMOTA, C. L.
dc.contributor.authorCARDOSO, L. B.
dc.contributor.authorFERREIRA, G. B.
dc.contributor.authorPARAHYBA, R. da B. V.
dc.contributor.authorCUNHA, T. J. F.
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETO, M. B. de
dc.date.accessioned2022-05-18T12:14:17Z-
dc.date.available2022-05-18T12:14:17Z-
dc.date.created2012-03-13
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918647-
dc.descriptionO conhecimento dos atributos físicos do solo é fundamental para definição de áreas para construção de barragens subterrâneas, como também no planejamento do manejo adequado, das práticas agrícolas e das alternativas de cultivos. São indispensáveis para viabilidade dessas unidades produtivas por colaborar na segurança da sua infraestrutura e na qualidade física do solo da área que se deseja trabalhar. Diante de exposto, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar os atributos físicos das áreas de plantio/captação de água chuva de três unidades de barragens subterrâneas, localizadas no Semiárido do Estado da Bahia. Em cada propriedade, na área de plantio/captação de cada barragem subterrânea, foi aberta uma trincheira, na qual foi realizada a descrição morfológica e coleta de amostras de solo por horizonte, com posterior determinação dos atributos físicos em laboratório. Os resultados demonstram que o solo da área de plantio da BS1 requer um manejo apropriado devido presença de argila, principalmente de atividade alta, apresentando- se quando seco duro a muito duro, com ou sem presença de fendas. Os solos das BS2 e BS3 por apresentarem uma textura média possuem uma capacidade de retenção menor que a do BS1, em compensação têm melhores características físicas para seu manejo dentro da barragem subterrânea.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAtributos físicos de solos da área de plantio de barragens subterrâneas do Semiárido da Bahia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFísica do Solo
dc.subject.thesagroCaptação D´água
dc.subject.thesagroChuva
dc.subject.thesagroBarragem Subterrânea
riaa.ainfo.id918647
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-18
dc.contributor.institutionLAÉRCIO SANTOS SILVA, UFRPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; CAMILA LUCENA MOTA, UFPE; LEVY BARROS CARDOSO, UFRPE; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, COFASPI; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
XXXIII-Congresso.PDF309,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace