Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNUNES, F. C.
dc.contributor.authorVILAS BOAS, G. da S.
dc.contributor.authorSILVA, E. F. da
dc.contributor.authorCUNHA, T. J. F.
dc.contributor.authorCARVALHO, J. J. S.
dc.contributor.authorANGELI, A.
dc.date.accessioned2022-04-20T12:00:21Z-
dc.date.available2022-04-20T12:00:21Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918851-
dc.descriptionO presente trabalho estudou os elementos faciológicos, arquiteturais, morfogenéticos e os reflexos da neotectônica no Grupo Barreiras, através de várias secções geológicas, análises de fotografias aéreas, imagens de satélite e de radar. O estudo mostra que os principais litofácies que compõem o Barreiras na região são os conglomerados maciços sustentados por lama (Cmf), conglomerados maciços sustentados por clastos (Cmc), arenitos lamosos conglomeráticos maciços (Alcm), arenitos lamosos conglomeráticos com estratificação cruzada (Alce), arenitos lamosos maciços (Alm) e argilitos maciços (Agm). A presença dos elementos arquiteturais fluviais canais (CH), finos de transbordamento (FF), fluxos gravitacionais de sedimentos (SG) e formas de leito arenosas (SB) indicam que os sedimentos do Grupo Barreiras são oriundos de sistemas fluviais entrelaçados e os depósitos ocorreram sob condições climáticas mais secas, em duas fases distintas, intercaladas por um clima úmido. Depois da deposição o Grupo Barreiras foi afetado por reflexos da tectônica, os quais podem ser inferidos pela direção preferencial das drenagens, anomalias das drenagens, padrão de drenagem dendrítico/paralelo, retangular e treliça, vales em forma de "U" com talvegues chatos, presença de basculamentos de blocos e vales dissimétricos. O trabalho desenvolvido dá subsídios para um melhor entendimento da gênese e evolução dos solos e do relevo na região, isto porque os litofácies e a neotectônica afetam a drenagem superficial e interna, condicionando processos intempéricos, pedológicos e morfodinâmicos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGrupo Barreiras
dc.subjectLitofácies
dc.subjectElementos Arquiteturais Fluviais
dc.subjectNeotectonismo
dc.titleFaciologia e análise tectônica de materiais de origem dos solos de tabuleiros costeiros no litoral Norte da Bahia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id918851
riaa.ainfo.lastupdate2022-04-20
dc.contributor.institutionFÁBIO CARVALHO NUNES, UNEB; GERALDO DA SILVA VILAS BOAS, UFBA; ENIO FRAGA DA SILVA, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; JOSÉ JORGE SOUSA CARVALHO, FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU; ALINE ANGELI, ENERGIAS RENOVÁVEIS DO BRASIL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Faciologia-e-analise-tectonica-de-materiais-de-origem-dos-solos-2011.pdf645,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace