Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/920648
Título: Caracterização física do carvão de cajá (Spondias mombin L.) como um condicionador de solo.
Autoria: SOUZA, L. D.
PAZ, E. J. de J. da
BRITO, R. B. F.
SOUZA, L. da S.
Afiliação: LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; EDILON JORGE DE JESUS DA PAZ, UFRB; RALPH BRUNO FRANÇA BRITO, UFRB; LUCIANO DA SILVA SOUZA, UFRB.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 9., 2011. Aracaju, Sergipe. Matéria Orgânica Natural e Substâncias Húmicas: dos avanços das técnicas de caracterização do sequestro de C: anais. Aracaju, Sergipe: Departamento de Quimica da UFS: Grupo Brasileiro do IHSS, 2011.
Conteúdo: O processo de utilização do carvão começa pela pirólise, moagem/trituração, passagem em peneira de 2,0 mm e aplicação ao solo. Como a classificação granulométrica e textural do solo, está dentro dessa classe ? menor do que 2,0 mm - significa dizer que se utilizarmos essa classificação de solo para o carvão, estamos tratando carvões onde predominam partículas do tamanho da fração areia, de forma semelhante a carvões onde predominam a fração argila. As atividades físicas e químicas das partículas tem ligação direta com o seu tamanho e forma. O trabalho avaliou o comportamento das frações granulométricas do solo em relação ao carvão. Há diferenças em relação a densidade, a porosidade e a capacidade de retenção e disponibilidade de água para as plantas.
Thesagro: Solo
Palavras-chave: Carvão de cajá
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracterizacaoFisicaLaercio.pdf286,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace