Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922497
Título: Estoque de carbono do solo em sistema agroflorestal sequencial no nordeste paraense.
Autoria: PEREIRA, M. E. M.
VASCONCELOS, S. S.
SILVA, A. K. L.
SOUZA, C. M. de A.
Afiliação: Michel Emerson Martins Pereira, BOLSISTA CNPQ; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; Antonio Kledson Leal Silva, UFPA; CLEO MARCELO DE ARAUJO SOUZA, CPATU.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 4., 2012, Belém, PA. Agricultura familiar: mecanismos de desenvolvimento no cenário amazônico: anais. Belém, PA: UFRA, 2012.
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi estimar a quantidade de carbono estocado no solo em diferentes manejos da vegetação secundária em sistemas agroflorestal sequencial no nordeste paraense. O trabalho foi desenvolvido no município de Igarapé-Açu (PA) em Latossolo amarelo de textura média. Avaliaram-se os seguintes tratamentos: dois sistemas agroflorestais seqüenciais diferentes (com queima e com trituração no preparo de área) e uma floresta secundária (capoeira). A concentração de carbono das amostras de solo foi determinada por combustão via seca. A trituração e a capoeira estocaram mais carbono do que a queima na profundidade de 0-5 cm, nas demais profundidades não houve diferença significativa. Conclui-se que a trituração tem um potencial maior para acumular carbono na camada mais superficial do solo do que a queima.
Thesagro: Carbono
Palavras-chave: Derruba e queima
Derruba e trituração
Preparo de área
Sistema agroflorestal
Pará
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstoqueCarbonoSolo.pdf405,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace