Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926692
Título: Seleção de estirpes de rizóbio para grão-de-bico.
Autoria: MUNIZ, A. W.
NUNES, R. H. da S.
SILVA, T. A. C.
BROSE, E.
DALLA COSTA, M.
SÁ, E. L. D. de
Afiliação: ALEKSANDER WESTPHAL MUNIZ, CPAA; RONIELY HADNA DA SILVA NUNES, BOLSISTA; TELMA ANDREA CARVALHO SILVA, BOLSISTA; EDEMAR BROSE, EPAGRI; MURILO DALLA COSTA, EPAGRI; ENILSON LUIZ SACCOL DE SÁ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 19.; CONGRESO ARGENTINO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 23., 2012, Mar del Plata, Argentina. Latinoamérica unida protegiendo sus suelos. Resumenes. Argentina, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O grão-de-bico é uma das principais fontes de proteína vegetal do mundo. Essa leguminosa apresenta também propriedades medicinais na prevenção do câncer e diminuição do colesterol. O objetivo do trabalho foi selecionar estirpes de rizóbio para grão-de-bico. Os tratamentos foram 10 estirpes de rizóbio recomendadas para cultura pelo Mircen e uma testemunha com adição de nitrogênio. Os resultados demonstraram que nenhuma das estirpes de rizóbio testadas apresentou fixação biológica de nitrogênio superior a testemunha com nitrogênio mineral. Conclui-se que deve-se continuar os ensaios de seleção a fim de obter estirpes que permitam a eliminação da adubação nitrogenada na cultura de grão-de-bico.
Palavras-chave: Grão-de-bico
Cicer arietimum
Fuxação biológica de nitrogênio
Fonte de proteína
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0707RE.pdf36,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace