Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930177
Título: Formação de um banco de germoplasma de mamíferos silvestres por meio de isolamento e criopreservação de fibroblastos e espermatozóides de animais mortos.
Autoria: CUNHA, E. R. DA
SILVA, C. G. DA
BESSLER, H. C.
LOBO, C.
MARTINS, C. F.
Afiliação: ELISA RIBEIRO DA CUNHA, BOLSISTA CAPES; CAROLINA GONZALES DA SILVA, BOLSISTA CAPES; HEIDI CHRISTINA BESSLER CUMPA, CPAC; CAROLINA LOBO, FUNDAÇÃO JARDIM ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA; CARLOS FREDERICO MARTINS, CPAC.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade de isolar e criopreservar fibroblastos e espermatozóides de mamíferos silvestres mortos no bioma Cerrado. Os animais foram provenientes do bioma Cerrado e encaminhados ao Jardim Zoológico de Brasília, de rodovias e encontrados no próprio meio ambiente. Um banco de germoplasma foi composto com 378 amostras de fibroblastos de 13 diferentes animais e 5 amostras de sêmen de um animal. Apesar da diferença morfológica encontrada entre as células de três espécies, a melhor molécula para crioproteção celular foi o DMSO 10%. Estes achados indicam que é possível resgatar material genético que seria perdido pela a morte animal e compor um criobanco de células para estudos de caracterização molecular e de multiplicação pelas técnicas de reprodução assistida.
Thesagro: Banco de Germoplasma
Cerrado
Palavras-chave: Mamíferos silvestres
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CD411Fred2.pdf611,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace