Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934632
Título: Avaliação quantitativa da microbiota em solo de cultivo de soja transgênica em seis locais do Brasil.
Autoria: NAKATANI, A. S.
HUNGRIA, M.
MENDES, I. C.
REIS JUNIOR, F. B. dos
FERNANDES, M. F.
Afiliação: ANDRÉ SHIGUEYOSHI NAKATANI, CNPq/PNPD Pós-doutorando; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO; IEDA DE CARVALHO MENDES, CPAC; FABIO BUENO DOS REIS JUNIOR, CPAC; MARCELO FERREIRA FERNANDES, CPATC.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa: SBCS, 2012. 4 p. Trab. 931.
Conteúdo: A biomassa microbiana é responsável por funções chave para a qualidade do solo, e o cultivo de soja transgênica bem como o uso de herbicidas pode causar alterações sobre esse importante componente biológico do solo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar quantitativamente o carbono (CBM) e o nitrogênio (NBM) da biomassa microbiana de solo cultivado com soja transgênica e aplicação de herbicidas em seis locais do Brasil na safra 2005/2006. O delineamento experimental foi de bloco ao acaso, com seis repetições, em sistema de plantio direto. Os tratamentos foram: T1: soja transgênica + glifosato; T2: soja transgênica + herbicidas convencionais; T3: soja parental convencional + herbicidas convencionais; T4: soja transgênica + capina manual; T5: soja parental convencional + capina manual, combinados com três cultivares em cada local estudado, totalizando 15 tratamentos. Os solos foram coletados no estágio R2 na profundidade 0-10 cm para a avaliação do CBM e do NBM. A análise de contrastes mostrou que o CBM não foi afetado pela transgenia, com exceção de Uberaba (MG). Não houve diferenças entre o manejo convencional da soja (soja e herbicidas convencionais) e o transgênico (soja transgênica com glifosato) em relação ao CBM, também com exceção de Uberaba. O NBM, em geral, não foi afetado pela transgenia. Em dois locais (Ponta Grossa/PR e Passo Fundo/RS), o manejo convencional apresentou maior NBM, enquanto o manejo transgênico com glifosato foi superior em Luiz Eduardo Magalhães (BA). Conclui-se que o cultivo transgênico da soja não afetou a biomassa microbiana do solo.
Thesagro: Biologia do solo
Soja
NAL Thesaurus: Soil biology
Soybeans
Notas: Fertbio.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERTBIO931.pdf67,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace