Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934665
Título: Mesofauna edáfica em Floresta Ombrófila Mista em regeneração sob Cambissolo Háplico distrófico no município de Colombo - PR.
Autoria: ZAGATTO, M. R. G.
BROWN, G. G.
OLIVEIRA, E. M. de
FONSECA, P. M. da
CEZAR, R. M.
Afiliação: Maurício Rumenos Guidetti Zagatto, UFPR; GEORGE GARDNER BROWN, CNPF; Elma Marcelo de Oliveira, UFPR; Priscila Mouro da Fonseca, UFPR; Raul Matias Cezar, UFPR.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. FERTBIO 2012.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A mesofauna edáfica é composta por invertebrados que apresentam diâmetro corpóreo entre 0,2 e 2 mm. Atua na ciclagem de nutrientes, uma vez que regula populações de fungos e da microfauna e fragmenta resíduos de plantas. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar qualitativa e quantitativamente as comunidades da mesofauna edáfica em uma área de Floresta Ombrófila Mista no município de Colombo ? PR. Para tanto foram delimitados dois transectos na área sendo distribuídos oito pontos amostrais por transecto. Em cada ponto foi medida a temperatura do solo e foram retiradas amostras para determinação da umidade e do pH. Foram utilizadas armadilhas de queda (pitfall) em agosto e funis de Berlese em agosto e setembro. Foram calculados índices de diversidade e a densidade foi estabelecida com base no diâmetro dos funis. Pelas amostras de pitfall, foram contados 1705 indivíduos sendo que as maiores abundâncias foram atribuídas a ácaros (93%) e colêmbolos (6%). Pelo método de Berlese, foram obtidos cerca 105 mil ind.m-2 no mês de agosto e 85 mil ind.m-2 no mês de setembro. Em ambos os meses prevaleceram colêmbolos, ácaros e formigas. O fator data das coletas explicou 23,8% da variação observada nas amostras. Dessa forma, pode-se observar através do presente estudo que houve diferenças na estrutura da comunidade, atribuída principalmente aos meses de coleta.
Thesagro: Floresta Secundaria
Palavras-chave: Colêmbolos
Pitfall
Berlese
Notas: Resumo expandido.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012GeorgeFERTBIOMesofauna.pdf264,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace