Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/936940
Título: Adubação NPK em algodoeiro adensado cultivado na safrinha em sistema plantio direto no cerrado.
Autoria: SANTOS, C. R. O.
CARVALHO, M. da C. S.
FERREIRA, A. C. de B.
BORIN, A. L.
SANTOS, F. C. dos
Afiliação: CELSO RANGEL OLIVEIRA SANTOS, estagiário CNPAF; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; ALEXANDRE CUNHA DE B FERREIRA, CNPA; ANA LUIZA DIAS COELHO BORIN, CNPA; FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012.
Conteúdo: Os estudos com adubação do algodoeiro adensado de segunda safra, ou safrinha, ainda são escassos no Brasil. O objetivo desse trabalho foi definir doses de adubação NPK para o algodão de safrinha adensado, nas condições do Cerrado, em função da fertilidade do solo e da expectativa de produtividade e das quantidades exportadas desses nutrientes pela cultura. O estudo de campo foi conduzido em Sistema Plantio Direto no município em Montividiu-GO na safrinha de 2010. O solo da área é classificado como Latossolo vermelho textura argilosa, no qual o algodoeiro foi cultivado logo após a colheita da soja. O experimento foi formado de um fatorial NPK 3x3x3 resultante da combinação de três doses de nitrogênio (40, 80 e 120 kg ha-1 de N), três doses de fósforo (30, 60 e 90 kg ha-1 de P2O5) e três doses de potássio (40, 80 e 120 kg ha-1 de K2O). Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Concluiu-se que no planejamento da adubação do algodão de safrinha adensado devem-se usar os mesmos princípios usados no algodão de primeira safra, ou seja, considerar a análise de solo, a expectativa de produtividade e as quantidades exportadas na colheita. Assim, considerando uma expectativa de produtividade de 3.500 kg ha-1, sugere-se a adubação de manutenção com 60 a 90 kg ha-1 de N, dependendo das condições de resposta a N, 60 kg ha-1 de P2O5 e 60 kg ha-1 de K2O, em solos com a fertilidade corrigida em P e K.
Thesagro: Algodão
Gossypium hirsutum
Nitrogênio
Potássio
Cerrado
Fósforo
Plantio direto
Notas: FERTBIO 2012.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos2.pdf332,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace