Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940058
Título: Mapeamento da condutividade elétrica do solo como ferramenta para gerenciamento agrícola visando reduzir impactos ambientais.
Autoria: PEREIRA, L. de V.
GEBLER, L.
HOFF, R.
FARIAS, A. R.
TONIOLO, G. R.
Afiliação: LIESE DE VARGAS PEREIRA, UCS; LUCIANO GEBLER, CNPUV; ROSEMARY HOFF, CNPUV; ANDRE RODRIGO FARIAS, CNPUV; GUSTAVO RODRIGUES TONIOLO, UFSM.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE, 3.; SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL NA AGROPECUÁRIA, 3., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: Fiema Brasil: UCS: Embrapa, 2012.
Páginas: 7 p.
Conteúdo: O trabalho foi realizado a partir do mapeamento da Condutividade elétrica do solo (CE)em um Latossolo Vermelho distrófico por meio da utilização do equipamento VERIS 3100,em um pomar comercial de maças no município de Vacaria, RS. Os mapas gerados através do software Surfer, indicaram a existência de variáveis que diferem o solo quanto a suas características dentro de uma área tratada como homogênea. Essa variabilidade demonstra que usualmente são utilizados métodos e ferramentas inadequadas para o estabelecimento de unidades de gerenciamento do ambiente agrícola e seu conhecimento poderia reduzir o impacto ambiental gerado pela recomendação e manejo incorreto de insumos aplicados ao solo.Palavras chaves: condutividade elétrica do solo, unidades de gerenciamento, agricultura sustentável
Thesagro: Agricultura
Mapa
Solo
Meio ambiente
Agricultura Sustentável
Condutividade Eletrica
Impacto Ambiental
Palavras-chave: Unidade de gerenciamento
Zoneamento
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IXCongressoInternacionaldeCustos20122.pdf188,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace