Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940401
Título: Germinação de pólen in vitro, crescimento do tubo polínico e análise histoquímica de acessos de Passiflora cincinnata Mast.
Autoria: SOARES, T. L.
SAMPAIO, S. R.
JESUS, O. N. de
OLIVEIRA, E. J. de
Afiliação: TALIANE LEILA SOARES, UFRB; SIDNARA RIBEIRO SAMPAIO, Colégio Estadual Alberto Torres - CEAT; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar a viabilidade polínica de sete acessos de P. cincinnata por meio da germinação de pólen in vitro, bem como a emissão do comprimento do tubo polínico e análise histoquímica. O pólen foi coletado de flores em antese e inoculado em meio de cultura 0,03% de Ca(NO3).4H2O, 0,02% de Mg(SO4).7H2O, 0,01% de KNO3, 0,01% de H3BO3, 0,8% de ágar e pH 7,0. A viabilidade do pólen foi avaliada análise histoquímica com 2,3,5-cloreto de trifeniltetrazólio (TTC). Houve diferenças significativas para a germinação in vitro, comprimento do tubo polínico e viabilidade polínica em relação aos acessos de P. cincinnata estudados. As mais altas taxas de germinação in vitro, crescimento do tubo polínico e viabilidade com corante foi verificada para os acessos BGP 002 e BGP 016, podendo ser utilizados como parentais masculinos em hibridações.
Thesagro: Maracujá
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERMINACAODEPOLEN466.pdf198,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace