Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942269
Título: Danos ocasionados por Chinavia impicticornis (Stal) e Piezodorus guildinii (West.) (Hemiptera: Pentatomidae) em sementes de soja.
Autoria: HUSCH, P. E.
OLIVEIRA, M. C. N. de
SOSA-GÓMEZ, D.R.
Afiliação: PATRICIA E. HUSCH, UFPR; MARIA CRISTINA NEVES DE OLIVEIRA, CNPSO; DANIEL RICARDO SOSA GOMEZ, CNPSO.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 24., 2012, Curitiba. SEB-40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira: anais. [Curitiba]: SEB, 2012. Disponível em: <http://www.cbe2012.com.br/_apps/anais_web/trabalhos_selecionar.php>.
Conteúdo: Experimentos realizados na soja, cv. NK 3363, com C. impicticornis e P. guildinii conduzidos em campo com gaiolas (1 x 1 x 1,2 m), em Ponta Grossa, Paraná, na safra de 2010/2011, tiveram como objetivo caracterizar e avaliar os danos ocasionados pela alimentação destes insetos. As plantas foram infestadas com diferentes níveis populacionais (0, 2 e 3 adultos/m), em diferentes fases fenológicas, sendo elas: início do desenvolvimento do grão a maturação (R5.1-R9); 25% a 50% de granação a maturação (R5.3-R9); semente completamente cheia a maturação (R6-R9). Foram analisadas: retenção foliar; germinação; danos estimados com análise de tetrazólio (classificados de 1 a 8, número total de sementes danificadas; e de 6 a 8, número total de sementes inviabilizadas). Os dados foram submetidos à análise de variância, e médias comparadas pelo teste de Tukey (p ? 0,05) . O maior índice de retenção foliar foi de 3,8 (21% a 40% de hastes verdes), referente às plantas infestadas com dois P. guildinii/m no período mais longo de infestação (61 dias, de R5.1 a R9), que no mesmo período, mas com três adultos/m, também causou o menor número de sementes germinadas (66,5%). A infestação com C. impicticornis causou a menor porcentagem de germinação (76,5%) no período de R5.3-R9, com dois adultos/m. As maiores porcentagens médias de sementes danificadas ocorreram nas infestações em R5.1-R9 com dois e três adultos/m de P. guildinii, respectivamente de 63,6% e 68,0%. C. impicticornis afetou o maior número de sementes (cerca de 54,0%) nas infestações em R6 com dois insetos/m. P. guildinii ocasionou os danos mais severos (36,0% de sementes inviabilizadas) em infestações no período mais longo (R5.1-R9). Não foram observadas diferenças significativas entre os períodos de infestação com dois e três insetos/m. A maior redução da viabilidade e do vigor das sementes foi ocasionada pelas infestações em R5.1 com três adultos/m de P. guildinii, obtendo-se apenas 64,0% de sementes viáveis e vigor de 38,7%.
Thesagro: Soja
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13211.pdf25,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace