Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942420
Título: Resistência de genótipos de soja a Pseudoplusia includens (Walker, 1857) (Lepidoptera: Noctuidae).
Autoria: UEDA, T. E.
VIEIRA, S. S.
GRAÇA, J. P.
JANEGITZ, T.
SALVADOR, M. C.
HOFFMANN-CAMPO, C. B.
Afiliação: TATIANA E. UEDA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA, UNIFIL; SIMONE S. VIEIRA, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; JOSÉ P. GRAÇA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SÃO PAULO, UNESP, JABOTICABAL; TATIANI JANEGITZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, UEM; MARIANA C. SALVADOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, UEL; CLARA BEATRIZ HOFFMANN CAMPO, CNPSO.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 24., 2012, Curitiba. SEB-40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira: anais. [Curitiba]: SEB, 2012. Disponível em: <http://www.cbe2012.com.br/_apps/anais_web/trabalhos_selecionar.php>.
Conteúdo: Este trabalho teve como objetivo avaliar as fontes químicas envolvidas na resistência de genótipos de soja à Pseudoplusia includens e o seu efeito na biologia do inseto. Os genótipos de soja BRS 231, BRS 295, Potência, IAC 24, PI 227687, foram cultivados em vasos plásticos em casa de vegetação com temperatura de 28ºC e umidade relativa de 70%. Os trifólios foram coletados e colocados em potes de acrílico contendo uma lagarta de P. includens no 2º ínstar. Estas foram levadas a câmara com temperatura de 25ºC e 80% de UR. Foram feitas avaliações diárias, até o inseto atingir a sua fase adulta. Para a avaliação dos compostos secundários, a 4ª folha trifoliada foi macerada em nitrogênio líquido em almofariz, pesado e adicionado 5ml de EtOH 80% + HCl (0,001M) e levados em banho de ultrassom durante 20 minutos. As amostras foram então centrifugadas a 14000 rpm a 4ºC por 12 minutos, secas e ressolubilizadas em MeOH 80% e filtradas em membrana Millipore® 0,45µm e analisados em HPLC-Shimadzu. A identificação dos compostos foi feito através da comparação do tempo de retenção na coluna e dos espectros dos picos obtidos com essas características dos padrões dos isoflavonóides. As isoflavonas encontradas foram: genistina, rutina, genisteína, malonil-daidzina e gliciteína. O genótipo IAC 24 causou a maior mortalidade nas lagartas, com 76%, e 96% de mortalidade nas pupas, sendo o único genótipo em que foi encontrada a gliciteína. No entanto a cultivar ?BRS 231? foi a única que apresentou as cinco substâncias analisadas. A cultivar PI 227687 apresentou maior duração do período larval, 24,11 dias, prolongando o ciclo do inseto. Além disso, a PI227687 apresentou concentrações de genistina, gliciteína e rutina, cujo obteve o maior pico, podendo essas substâncias serem prejudiciais ao inseto . Com base nos resultados apresentados pode-se inferir que o genótipo IAC 24 apresenta resistência à P. includens do tipo antibiose, podendo a gliciteína ser a substância envolvida pela resistência.
Thesagro: Soja
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho13.pdf72,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace