Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942441
Título: Impacto do inseticida imidacloprido em aspectos biológicos de adultos de Mononychellus planki (McGregor) (Acari: Tetranychidae).
Autoria: SIQUEIRA, F.
SOSA-GOMEZ, D. R.
Afiliação: FÁBIO SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR; DANIEL RICARDO SOSA GOMEZ, CNPSO.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 24., 2012, Curitiba. SEB-40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira: anais. [Curitiba]: SEB, 2012. Disponível em: <http://www.cbe2012.com.br/_apps/anais_web/trabalhos_selecionar.php>.
Conteúdo: É amplamente conhecido o efeito deletério de agrotóxicos e de práticas de manejo cultural que prejudicam os inimigos naturais em campo e favorecem indiretamente os ácaros-praga em diferentes cultivos. Por outro lado, o efeito direto ou indireto de agrotóxicos na soja sobre ácaros fitófagos, favorecendo o seu desenvolvimento, precisa ser mais amplamente estudado. Tendo em vista a utilização de imidacloprido na cultura da soja em mistura comercial com um piretróide e a relação entre aumento na fecundidade de fêmeas de Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) com a utilização desse produto estudou-se a possibilidade deste mesmo princípio ativo causar efeito semelhante no ácaro verde Mononychellus planki. Foram testadas três formulações, Connect (100g i.a. imidacloprido/L de formulação + 12,5g i.a. beta-ciflutrina/L de formulação) e Provado 200SC (200g i.a. imidacloprido/L de formulação) e Kohinor 200SC (200g i.a. imidacloprido /L de formulação) em duas dosagens do ingrediente ativo imidacloprido, 0,013% e metade da dose (0,0065%). Ensaios com Bulldock 125 SC foram realizados para verificar a ação da beta-ciflutrina isoladamente, com dosagens de 100&#956;L p.c./L (Diluição A) e 100&#956;L p.c./L (Diluição B). Não foi observada diferença significativa na longevidade e fecundidade das fêmeas submetidas a ambas as dosagens de Connect, Kohinor e Provado; para aquelas tratadas com a diluição A de Bulldock 125SC observou-se longevidade e fecundidade média menor do que a obtida para testemunha. Entretanto a longevidade das fêmeas pulverizadas com a diluição B foi de 8,12 dias e fecundidade de 17,81 ovos/fêmea semelhantes às médias obtidas para a testemunha. Nos tratamentos com Connect, Kohinor e Provado constatou-se maior taxa de oviposição nos primeiros sete dias, consequentemente há possibilidade de estímulo ao aumento populacional de M. planki em campo após utilização de agrotóxicos com imidacloprido em sua composição.
Thesagro: Inseticida
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho16.pdf84,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace