Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943747
Título: Longevidade de frutos de bananeira caipira, BRS Platina e BRS princesa armazenados em temperatura ambiente ou refrigeração.
Autoria: LIMA, O. S.
SOUZA, E. G.
PEREIRA, M. E. C.
AMORIM, E. P.
Afiliação: ORJANA SANTOS LIMA, FAPESB; ELAINE GOES SOUZA, CNPMF; MARCIO EDUARDO CANTO PEREIRA, CNPMF; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: SBF, 2012.
Conteúdo: Fruto climatérico, a banana é extremamente perecível e apresenta taxas de metabolismo muito maiores que outros frutos comumente consumidos (TADINI et al., 2008). Devido a essa característica é perceptível o amadurecimento rápido em altas temperaturas, encurtando a sua longevidade e período de comercialização. Diante disso, torna-se necessário prolongar o seu período de armazenamento na fase pré-climatéria, na qual os frutos apresentam-se ainda verdes (MARTINS et al., 2007). Segundo esses autores, o armazenamento refrigerado consiste no principal meio de conservação de frutos e vegetais, podendo ser aliado a outras técnicas de conservação. A temperatura mínima de segurança para o armazenamento de bananas depende da cultivar e do estádio de maturação, mas a faixa ótima situa-se entre 13 ºC e 15 ºC e a umidade relativa mínima em 85%. Nesta condições, os frutos são conservados por um período de ate três semanas (MATSUURA et al., 2001).
Palavras-chave: Banana BRS Caipira
Banana BRS Platina
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LONGEVIDADEDEFRUTOSDEBANANEIRA4ZZN.pdf552,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace