Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/944551
Título: Bootstrap não paramétrico para análise de consistência de método para zoneamento agrícola.
Autoria: LUIZ, A. J. B.
MAIA, A. de H. N.
MIURA, A. K.
NEVES, M. C.
FORMAGGIO, A. R.
SHIMABUKURO, Y. E.
Afiliação: ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; ADALBERTO KOITI MIURA, CPACT; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA; ANTONIO ROBERTO FORMAGGIO, INPE; YOSIO EDEMIR SHIMABOKURO, INPW.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 20., 2012, João Pessoa. Anais... São Paulo: ABE, 2012.
Conteúdo: Resumo: Entende-se por área potencial para determinada atividade agrícola aquela que, por características naturais, geográficas, sociais, econômicas ou políticas, é vocacionada ou apresenta aptidão para este tipo de atividade, uso ou fim. A avaliação do potencial das terras é um importante instrumento de apoio na elaboração de políticas públicas e instrumentos de gestão, pois auxilia na conciliação das necessidades sociais e econômicas regionais, salvaguardando os recursos naturais para usos futuros (Miura et al., 2011). Estão disponíveis vários métodos capazes de predizer o potencial das terras com base em seus atributos físicos, biológicos e socioeconômicos, cujos resultados são normalmente apresentados na forma de um zoneamento territorial (Andersen et al., 2005). A partir de um estudo de zoneamento pode-se obter um resultado quantitativo que especifique, por exemplo, quantos hectares de um município são considerados aptos para um conjunto específico de culturas agrícolas. A pergunta que se apresenta é: como avaliar a qualidade desse prognóstico? Neste trabalho, propõe-se o uso da técnica bootstrap não paramétrico para obtenção de evidências que permitam responder a esta questão. Também são utilizados diversos recursos de visualização de dados quantitativos no intuito de orientar a discussão dos resultados. Partiu-se de um estudo de caso realizado por Miura et al. (2011) em 40 municípios de três microrregiões (Cerro Largo, Santo Ângelo e Santa Rosa) da Mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul (Figura 1), cujo objetivo foi identificar áreas aptas para o cultivo de espécies vegetais com potencial bioenergético.
Thesagro: Zoneamento agrícola
Aptidão agrícola
Análise estatística
NAL Thesaurus: Zoning
Land use
Palavras-chave: Método bootstrap
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012AA15.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace